No artigo  publicado no site da televisão Sky News, o jornalista John Sparks fala da existência da maior cratera usada como vala comum na história da guerra no Iraque. Algumas pessoas já tentaram aproximar-se do local, mas sem sucesso. Cerca de cinco perderam a vida quando tentaram fazê-lo.

Há várias testemunhas que afirmam ter visto prisioneiros a serem transportados em camiões e autocarros até à vala. Algumas pessoas afirmam mesmo terem assistido ao lançamento de viaturas para dentro do buraco.

Mais de seis mil corpos é a estimativa dada pelo chefe de uma aldeia das proximidades de Mossul para o número de pessoas que foram enterradas na vala. “Qualquer funcionário público, polícia, militar, médico, cientista era lançado para o buraco”, avançou ao canal de televisão britânico.

O acesso ao local está condicionado uma vez que todas as proximidades envolventes têm minas colocadas de forma estratégica. Até agora, cinco pessoas morreram quando se tentavam aproximar do local.

Artigo editado por Rita Neves Costa