Uma forte explosão ocorreu esta segunda-feira em São Petersburgo, entre as estações do Instituto Tecnológico e da Praça Senaia, duas das estações mais movimentadas da cidade, às 14h40, hora local (menos duas horas em Portugal continental). O Ministério Público já confirmou que se tratou de um ataque terrorista, no entanto este ainda não foi reivindicado.

Muitas pessoas, com o impacto da bomba, foram projetadas das carruagens. Entre os feridos confirmados, encontram-se crianças, 39 foram hospitalizados e seis encontram-se em estado crítico.

O “Diário de Notícias” cita a agência russa Tass, dizendo que a explosão “foi provocada por um dispositivo carregado com estilhaços que estava dentro de uma carruagem”, um tipo de bomba “artesanal” utilizado em vários atentados na Europa.

O engenho, feito com materiais fáceis de adquirir, encontrava-se dentro de uma mala preta. Segundo a Agência Interfax, a polícia russa está à procura de dois suspeitos. O canal de televisão russo Ren TV já divulgou a fotografia de um dos alegados terroristas, que foi identificado através da câmara de vigilância da estação de metro.

Apesar de o incidente ter ocorrido no túnel entre as duas estações, o maquinista seguiu viagem até à estação de Praça Senaia, de forma a facilitar o auxílio às vítimas.

Os primeiros relatos apontavam para a ocorrência de duas explosões, mas a Comissão Nacional de Anti-Terrorismo russa confirmou tratar-se de apenas uma.

Uma segunda bomba foi encontrada pelas autoridades na estação de metro de Ploshchad Vosstania, tendo sido desativada a tempo.

O metro, em São Petersburgo, encontra-se encerrado para que as autoridades possam recolher mais provas para descobrir a origem do atentado. Até o metro voltar a funcionar, as viagens nos transportes públicos são gratuitas.

Vladimir Putin, presidente russo que estava em São Petersburgo no momento do atentado, já tinha admitido a hipótese de se tratar de um ataque terrorista.

A cidade de São Petersburgo declarou três dias de luto.

Artigo atualizado pela última vez às 19h03