A Google vai passar a disponibilizar a nível global o marcador de verificação de factos (“fact check” em inglês) em todos os idiomas. Sempre que o utilizador fizer uma pesquisa no Google Notícias, abre-se uma espécie de janela, com mais resultados sobre a pesquisa. Estas funcionalidades vão estar disponíveis nos dispositivos móveis e computador.

A funcionalidade torna também possível marcar os resultados duvidosos e quando determinada informação for contestada por alguém aparecerá uma marca que assinala a reclamação.

Mas, nem tudo aquilo que é pesquisado será alvo de fact checking (verificação de factos). Identificadas através de um algoritmo criado pela empresa, só as fontes de informação confiáveis integrarão esta possibilidade.

O marcador fact checking tinha sido lançado em outubro de 2016 numa altura que o tema das notícias falsas estava já no centro do debate político. O Google e o Facebook têm sido alvo de críticas por colaborarem para a proliferação de notícias falsas.

Notícias falsas: lei aprovada esta quarta-feira na Alemanha

O governo da Alemanha aprovou, na passada quarta-feira, uma lei destinada a penalizar os comentários de ódio e as notícias falsas publicadas nas redes sociais. As multas podem chegar até aos 50 milhões de euros para os sites que não removam o conteúdo falacioso.

A não remoção de publicações com discursos de ódio ou de notícias falsas difamatórias no Facebook e no Twitter passa a ser ilegal, segundo um projeto de lei do governo de Angela Merkel.

A lei estabelece que as publicações que constituem crimes têm que ser apagadas em 24 horas e, no caso de outros conteúdos criminais, em sete dias. A lei precisa ainda de aprovação parlamentar para entrar em vigor.

Artigo editado por Rita Neves Costa