Os Urban Sketchers Portugal são dezenas de artistas portugueses com paixão por desenhar. A associação sem fins lucrativos é formada no modelo da Associação Internacional Urban Sketchers. Já a Ponto M é a estampa da empresa Palavras&Rimas, que se dedica ao merchandising literário e histórico. As duas juntaram-se para lançar «Porto por/by Urban Sketchers», um livro de ilustrações da cidade do Porto, que guia o olhar do leitor pelos locais icónicos da Invicta, através dos diferentes traços e estilos de 75 autores.

O Porto foi ilustrado por 75 artistas e os desenhos estão agora reunidos em livro. Foto: Ed. Ponto M e Urban Sketchers Portugal

A obra resultou de um encontro em setembro do ano passado, que juntou mais de 80 sketchers de vários pontos do país e também do estrangeiro, que percorreram vários percursos pelas ruas do Porto.

Do passeio pela cidade, os ilustradores levaram boas impressões e deixaram todos os seus desenhos para que pudessem, agora, ser publicados em livro. A Urban Sketchers Portugal explica que “foi esta cidade inebriante que os Urban Sketchers quiseram registar nos seus cadernos. Através dos seus traços e da sua particular sensibilidade para selecionar os lugares e os momentos, os Urban Sketchers não resistiram à beleza do Porto, aos seus edifícios notáveis e cheios de estilo, e aos seus inúmeros motivos para desenhar”.

O evento será realizado em parceria com a Livraria Lello, às 16 horas de sábado, nos Armazéns do Castelo (Rua das Carmelitas, 166, Porto). O livro tem mais de 200 desenhos de 75 autores “que ilustram o Porto, o Porto dos portuenses e o Porto dos turistas”, afirma a organização.

O lançamento contará com um Porto d’Honra e sessão de autógrafos com os autores presentes. Em paralelo ao lançamento, estará nos Armazéns do Castelo a exposição de cadernos com os originais que constam no livro e a exposição de algumas telas com impressão em grande formato de algumas das ilustrações.