Dragões agravam a crise de resultados do Belenenses e colocam pressão no rival Benfica. Exibição não foi deslumbrante, mas chegou para o FC Porto começar a caminhada invicta que tanto pretende.

O FC Porto venceu este sábado o Belenenses por 3-0, no Estádio di Dragão, e ocupa a liderança do campeonato, à condição. Os azuis e brancos iniciaram bem a caminhada de jogos em que a margem de erro é nula. Pelo menos, enquanto o Benfica não escorregar.

Do lado postista, Nuno Espírito Santo voltou ao 4-4-2, depois da variação tática operada na Luz. Boly foi a jogo, como já era previsto, para subsituir Marcano e de resto não houve surpresas. Já do lado do Restelo, Quim Machado mudou quatro unidades após a terceira derrota consecutiva. Uma estratégia de reforço do meio-campo, deixando Miguel Rosa, André Sousa e Maurides no banco. O plano durou pouco mais de meia-hora.

A primeira parte do FC Porto foi pobre, mas deu para se colocar na frente do marcador. No segundo tempo, os dragões foram muito superiores. O Beleneses não conta com um remate em todo o jogo e, assim sendo, Casillas não teve que suar.

Dragão e sinal mais de bola parada

A equipa portista entrou adormecida no jogo, deixando o Belenenses trocar a bola com algum à vontade, mas sem consequências. Tudo mudou sob a batuta de Danilo Pereira. Capitão neste encontro, o trinco arrumou o meio-campo quando se impunha e foi dele que saiu o primeiro golo da partida.

Num lance de bola parada, o FC Porto demonstrou mais uma vez fortes atributos e potenciou este tipo de lances. Mais um golo no surgimento de um livre. Desta feita, foi Danilo a concluir. A equipa encontrou, pouco depois de passar os 30 minutos de jogo, um caminho mais tranquilo para o que faltava jogar.

Na primeira metade, o futebol jogado não foi o mais entusiasmante, mas o FC Porto saía por cima, em todos os aspetos. Mais cantos, mais remates, mais oportunidades e, quase a terminar a primeira parte, na dianteira.

Soares de volta aos golos

A vantagem era positiva, mas os portistas regressaram do intervalo sem mudar a velocidade de jogo nos minutos iniciais.

O Belenenses viu-se obrigado a atacar, no reatamento, mas pagou cara a fatura. O FC Porto continuou a mostrar uma defesa de betão, enquanto o ataque não estava em dia de grande produtividade. Mas tudo mudou com a entrada de Corona.

O mexicano substituiu André Silva, que teve o trabalho de se adaptar a jogar na extrema direita neste jogo, e num ápice criou o segundo golo. Que Soares finalizou. Tiquinho regressava aos golos e dava tranquilidade à equipa de Nuno Espírito Santo.

Um momento galvanizador para o público. O Dragão despertou, galvanizou a equipa e esta respondeu positivamente com o terceiro e último golo da partida. De pénalti, Brahimi converteu o castigo máximo. Lance que surgiu da falta de Domingos Duarte, um dos melhores do lado da equipa de Belém, sobre o argelino.

Quim Machado demorou a mexer nas peças e já não conseguiu alterar o rumo do jogo. À terceira foi de vez. O FC Porto regressa às vitórias, quer em casa quer para o campeonato. O próximo obstáculo, para a série 100% vitoriosa que o técnico já assumiu, será em Braga. Um dos jogos de maior grau de dificuldade até ao final do campeonato. Já o Belenenses soma a quarta derrota seguida e a pior série da época.

“Líderes? É onde queremos estar.”

Nuno Espírito Santo, após a vitória, foi curto e sucinto em relação ao desenrolar do jogo. “Bom jogo, grande apoio do Dragão e uma vitória inteiramente justa”, começou por dizer, antes de prosseguir nos elogios à equipa.

“A equipa fez um bom jogo, não permitimos praticamente nada ao Belenenses, nem sequer uma ocasião. E nós tivemos muita criação, muita produção”, sublinhou.

Em relação ao fator mental, Nuno disse que é fruto de um crescimento visível ao longo da época: “Isso é o crescimento sustentado que tantas vezes falamos”.

Por fim, comentou a noite que vai passar como líder, pelo menos. “Sem dúvida, é onde nós queremos estar”, assegurou confiante.

“Entramos bem. Foi pena o golo.”

No rescaldo da derrota no Dragão, por 3-0, Quim Machado destacou a boa entrada da sua equipa em termos defensivos, mas lamentou o golo em cima do intervalo apontado por Danilo.

“Entramos bem em termos defensivos na primeira parte, e era essa a intenção e talvez chegar ao intervalo com 0-0. Optamos por uma estratégia diferente hoje, mas o FC Porto chegou ao golo de bola parada. E o segundo golo é também depois de uma segunda bola. Depois na frente a manta era curta, de facto”, referiu.

O técnico do Belenenses exlicou as mudanças operadas para o encontro. “Optamos por um meio-campo mais físico e funcionou até quase ao intervalo, aquele golo foi pena. Depois o desgaste provocado pelo FC Porto levou aos restantes golos”, disse, antes de olhar para o que falta da temporada.

“Sabíamos que eram jogos difíceis. Benfica, Braga, FC Porto. Temos agora jogos para retificar erros e igualar a época passada”, esperadando o técnico do Restelo que a pior série de resultados da temporada não aumente ainda mais.

Artigo editado por Filipa Silva