A primeira mulher a doutorar-se na Universidade de Coimbra morreu esta segunda-feira com 91 anos. Maria Helena da Rocha Pereira, natural do Porto, foi também a primeira mulher catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. As cerimónias fúnebres acontecem esta terça-feira, às 15 horas, na Igreja da Lapa, no Porto.

Natural do Porto, Maria Helena nasceu em 1925, licenciou-se na Universidade de Coimbra, foi bolseira do Instituto de Alta Cultura em Oxford e depois regressou a Coimbra, onde se doutorou, em 1956 em Estudos Clássicos na Universidade de Coimbra com a tese “Concepções helénicas de felicidade no além: de Homero a Platão”.

Especialista em Estudos Literários, Línguas e Literaturas Clássicas e Cultura e Literatura Gregas, a professora catedrática é autora de mais de 300 publicações em Portugal e no estrangeiro. Foi vice-reitora da Universidade de Coimbra, presidente do Conselho Científico da Faculdade de Letras, diretora dos Institutos de Arqueologia da Universidade de Coimbra e de Estudos Clássicos.

Maria Helena foi, ainda, distinguida, com inúmeros prémios, entre os quais: a Grã-Cruz da Ordem de Santiago de Espada e doutorada honoris causa pela Universidade de Lisboa. Recebeu também o prémio Ensaio do Pen Clube Português.

Homenageada com o Grande Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores, a professora catedrática recebeu o Prémio Universidade de Coimbra, o Prémio Eduardo Lourenço e o Prémio Jacinto do Prado Coelho, entre tantos outros.

Artigo editado por Rita Neves Costa