Em jogo a contar para a 29ª jornada e a faltarem apenas seis jornadas para o fim do campeonato, o FC Porto atrasou-se na luta pelo título, no Estádio Municipal de Braga, depois de empatar a uma bola. Com este resultado, os dragões veem o rival de Lisboa ampliar a vantagem de um para três pontos.

O FC Porto não foi capaz de dar continuidade à excelente exibição que revelou na jornada anterior, frente ao Belenenses. Quem aproveitou foi a equipa da casa que, fruto de uma boa entrada no jogo, inaugurou o marcador logo nos minutos iniciais. A situação do FC Porto poderia complicar ainda mais, caso Pedro Santos tivesse convertido o penálti que falhou à entrada para o intervalo.

Na segunda parte, o FC Porto conseguiu melhorar a fluidez do jogo, sobretudo a partir do momento em que entrou em campo Jésus Corona. No entanto, apesar dos dragões terem conseguido chegar ao empate por intermédio de Tiquinho Soares, não conseguiram converter em golo as oportunidades que tiveram, acabando por não conseguir dar a volta ao resultado.

Exibição descaracterizada

Nuno Espírito Santo fez uma alteração na equipa do Futebol Clube do Porto, relativamente ao jogo do Dragão, contra o Belenenses. Marcano regressou à equipa, ao passo que Boly foi relegado para o banco de suplentes. Já a equipa de Braga, apresenta também uma alteração em relação ao jogo de Santa Maria da Feira, contra o Feirense. Ricardo Horta deu lugar a Pedro Santos.

O Sp. Braga entrou mais forte e mais organizado na partida. Já o FC Porto revelou muitas dificuldades, nos minutos iniciais, para impor o seu futebol. Prova disso foi o golo inaugural da partida, logo aos seis minutos, por parte da equipa da casa. Cartabia faz o cruzamento do lado direito e, Pedro Santos, de cabeça, inaugurou, assim, o marcador.

O jogo começou cedo se tornou muito faltoso e quezilento. Prova disso foi um lance em que a equipa azul e branca pediu penálti. Aos 29’, Tiquinho Soares cai na área e fica a queixar-se de um toque de Ricardo Ferreira. Mas o árbitro assinalou canto.

Aos 34 minutos, a equipa da casa protagonizou mais um lance de perigo. Chegou mesmo a gritar-se golo na Pedreira. Por intermédio de um livre, Pedro Santos cruzou para a área, mas Vukcevic cabeceou à malha lateral.

À entrada para o intervalo, mesmo no último minuto da primeira parte, o Sp. Braga tem a oportunidade soberana de ampliar a vantagem: Óliver dá mão dentro da área quando tentava dominar a bola com o peito e o árbitro Hugo Miguel assinala penálti. No entanto, na conversão da grande penalidade, Pedro Santos atira ao poste.

Uma primeira parte pobre por parte dos dragões, que para além de não terem conseguido articular qualquer ataque, também não conseguiam “mandar” no jogo, nem ser a equipa criativa e pressionante que vinha a ser nas últimas jornadas.

Muita alma, pouco sumo

Nuno Espírito Santo faz entrar Corona para o lugar de Óliver Torres e, a partir daí, aos 56 minutos da partida, o jogo da equipa azul e branca melhora substancialmente.

Aos 58’, o recém-entrado extremo mexicano arrancou do lado direito, fez um “túnel” a Vukcevic e cruzou para a área. Mas Brahimi, sem qualquer oposição, não foi capaz de aproveitar a oportunidade e cabeceou torto.

Mas o FC Porto estava decidido a mudar o rumo do jogo e, dois minutos a seguir, Tiquinho Soares, na sequência de um cruzamento de Alex Telles pela direita, cabeceou para o fundo da baliza e fez o empate.

Os dragões não tiraram o pé do acelerador e, no minuto 67, Soares tem nova oportunidade. Contra-ataque portista, com Brahimi a soltar para o brasileiro que, desta vez, não consegue converter.

A faltar muito pouco para o fim do jogo, aos 86’, Danilo Pereira teve uma oportunidade de ouro para colocar o FC Porto em vantagem. Através de uma jogada estudada, Corona mete a bola na área, mas o médio português, sozinho na área, não foi capaz de converter o lance em golo e cabeceou muito torto.

Já no tempo de compensação, o árbitro Hugo Miguel expulsou Brahimi, que, por esta altura, já se encontrava no banco de suplentes, por protestos.

No final do jogo, o empate a uma bola não agradou a ninguém. O Sp. Braga desceu para o quinto lugar, cedendo o quarto posto ao Vitória de Guimarães. Já o FC Porto, apesar de manter o mesmo lugar, aumentou para três a diferença pontual para o rival Benfica, que na próxima jornada vai jogar em Alvalade contra o Sporting.