A Mostra da Universidade do Porto 2017 vai reunir de quinta-feira a domingo, no Pavilhão Rosa Mota, vários estudantes, em diversas atividades e apresentações das faculdades da UP.

O principal objetivo é dar a conhecer a Universidade do Porto, oferecendo ao visitante a oportunidade de se informar sobre as licenciaturas, mestrados e doutoramentos das 14 faculdades da UP, bem como sobre formas de acesso ao ensino superior e apoios sociais disponibilizados, aliada a dezenas de experiências científicas interativas.

Este ano, o evento  dividide-se em dois espaços, uma zona central onde estará o palco, que conta com diversas conferências e apresentações. Em redor da nave central, encontram-se salas de conferências, mais direcionadas, de menor dimensão e assim mais “próximas das pessoas”, de acordo com Vítor Silva, da organização.

Mantendo a mesma estrutura, a informativa e a experimental, o evento conta ainda com uma pré-mostra e uma pós-mostra. As atividades que precedem a mostra começaram no dia 8 de abril e terminam esta terça-feira. Já depois do evento terminar, a promoção da UP prossegue até ao mês de maio. Há pelo menos uma atividade agendada: a “Engenharia Civil à mostra” vai levar a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto para fora de portas, nomeadamente à Casa Andersen (3 de maio) e aos túneis do Metro do Porto (4 de maio).

Vítor Silva, pela primeira vez ao leme da organização, diz que “o formato é idêntico ao do ano anterior, mais uma vez estão as 14 faculdades representadas, com particular destaque para algumas faculdades, que estão a trazer algumas alterações em termos de ações e experiências com o público”, como será o caso da Faculdade de Medicina.

Um dos destaques desta 15ª Mostra, acontecerá no sábado, dia 22. O programa contempla uma atividade, que requer inscrição prévia, e que passa por subir à cúpula do Pavilhão Rosa Mota, uma ação acompanhada por uma pequena conferência com o arquiteto do pavilhão José Carlos Loureiro.

Apesar do atraso do evento, que costuma ser realizado em março, devido a dificuldades na disponibilidade do espaço, consequência das obras previstas no Pavilhão Rosa Mota, a adesão já superou anos anteriores, com 85 escolas inscritas.

A Mostra da Universidade do Porto estima superar os dezoito mil visitantes do ano passado e já conta com um staff reforçado, de aproximadamente 180 voluntários. As portas do Rosa Mota abrem esta quinta e sexta-feira, entre as 10h00-19h00, no sábado, das 11h00-20h00 e no domingo, dia 23, das 11h00-19h00. A entrada é livre.

Artigo editado por Filipa Silva