Um polícia foi morto e dois ficaram gravemente feridos na quinta-feira à noite, quando um homem disparou contra o veículo em que ambos seguiam na avenida dos Campos Elísios, no centro de Paris. Além das duas mortes, o ataque provocou três feridos.

As autoridades francesas emitiram uma ordem de busca e captura contra um alegado terrorista que pode estar implicado no atentado de quinta-feira em Paris, indicou o Ministério da Administração Interna francês.

Dois polícias ficaram gravemente feridos no tiroteio no centro da capital francesa. O atacante foi morto por outros agentes da polícia francesa e um transeunte foi também atingido. O atirador era francês e tinha cadastro.

O jornal “Le Monde” avança a identidade do atacante de Paris: Karim Cheurfi, 39 anos, natural de Livry-Gargan, em Seine-Saint-Denis, arredores da capital francesa. O atirador tinha sido detido no passado mês de fevereiro por ameaçar agentes da autoridade, mas foi libertado.

O Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque em que morreu um agente policial, nos Campos Elísios, em Paris. A avenida dos Campos Elísios reabriu e retomou a sua atividade habitual. Os trabalhadores municipais lavaram o passeio onde o ataque ocorreu e carrinhas de entregas realizaram esta manhã as suas rondas.

À hora a que aconteceu o ataque, os 11 candidatos às presidenciais francesas participavam num programa de televisão e todos expressaram solidariedade com as forças policiais. O ataque surge a três dias das presidenciais e quatro candidatos já enviaram condolências.

As autoridades belgas esclareceram esta quinta-feira que o homem belga implicado por suspeitas de ligação ao tiroteio desta quinta-feira em Paris e que se entregou, não está relacionado com o atentado nos Campos Elísios.

Artigo editado por Rita Neves Costa