O concurso público internacional para a aquisição de 173 autocarros a gás natural e 15 elétricos, foi lançado esta sexta-feira pela Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP). O investimento de 46,7 milhões de euros foi motivado pela responsabilidade ambiental e pelo contínuo aumento do número de passageiros.

Segundo a TVI24, na cerimónia do lançamento do concurso, o presidente da STCP, Jorge Delgado, confirmou o investimento e antecipou que a receção dos autocarros será faseada: “Em 2018 chegarão os primeiros 35 autocarros a gás natural comprimido e os 15 autocarros elétricos. Em 2019 esperamos mais 60 autocarros a gás e em 2020 os últimos 78 deste lote que vamos agora encomendar”.

Em declarações ao mesmo meio, Jorge Delgado explicou que os novos autocarros vão permitir à STCP “chegar a 2020 com uma composição da frota com estas características: dos 419 autocarros, que já temos hoje, 77% funcionarão a gás natural comprimido, 4% elétricos e apenas 19% a diesel”. Desta forma, serão “substituídos autocarros que em 2020, quando terminar a aquisição destas viaturas novas, teriam já entre 19 e 20 anos”.

Segundo a Agência Lusa, o presidente da STCP considera que “os números confirmam de uma forma definitiva que se conseguiu inverter a tendência de perda de clientes que era uma constante ao longo dos últimos anos” e revelou os números do primeiro trimestre deste ano que anunciam “9,4% passageiros adicionais”, em relação a 2016.

Presente na cerimónia, o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, valorizou a renovação da frota levada a cabo pela STCP, considerando, segundo a TVI24, que a renovação de “aproximadamente 45%” da frota da empresa, que “desde 2011 não comprava nenhum autocarro”, é uma forma eficaz de sair de “uma situação de fragilidade” e contrariar “o total descrédito das pessoas relativamente à capacidade que a empresa tinha de os poder servir”.

João Pedro Matos Fernandes revelou que os 47 milhões investidos “fazem parte de um investimento de 156 milhões público e privado que é aquele que está associado ao aviso do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) para aquisição de autocarros de elevada performance ambiental”, e considera que é demonstrativo “de que se trata de uma vontade do Governo, dos mercados e dos cidadãos”.

Artigo editado por Rita Neves Costa