A equipa de futsal masculino da Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (AEFEP) sagrou-se, esta sexta-feira, campeã nacional universitária da modalidade, após derrotar na final a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) por 5-3, uma das equipas com mais títulos na modalidade (7) e finalista do ano passado. A equipa da Universidade do Porto esteve a perder por duas vezes, mas deu a volta ao resultado e leva as medalhas.

Este é o primeiro campeonato nacional universitário de futsal masculino para a AEFEP. O título só é comparável à conquista, pela mesma associação, na época 2002/2003, da Taça Universitária de Futsal Masculino, uma prova paralela à Liga Universitária de Futsal, organizada à altura, sendo que para a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) o título de campeão nacional universitário dessa temporada pertence à equipa vencedora da LUF, no caso, a UTL.

Olhando ao histórico dos campeões nacionais universitários em modalidades coletivas, este é também o segundo campeonato nacional para os estudantes de economia – em 1997/1998 venceram o campeonato de voleibol feminino com a chancela “FAP – FEP”. É também a primeira vez que o campeonato nacional universitário de futsal masculino é ganho por uma equipa da cidade do Porto.

Há registo de vencedores desde 1987/88, sendo que os títulos estão homologados pela FADU desde 1990, ano de fundação da estrutura.

Tiago Miranda, treinador da equipa de Economia, destacou a atitude dos seus jogadores na final, que estiveram sempre por baixo mas acreditaram até ao fim, com base numa defesa coesa. Frisou, também, o percurso da equipa desde uma fase de grupos mais tranquila, passando por um jogo difícil nos “quartos” frente aos anfitriões do torneio.

A conquista do CNU , para Tiago Miranda, um orgulho até porque as equipas do Porto vão como faculdades e não como Universidades, o que apela a um grande espírito de união entre as diversas faculdades.

Esta tarde, Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP) perdeu a final do basquetebol masculino frente à Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), por 72-75.

Na terceira final do dia, com equipas da cidade do Porto, a Universidade do Porto perdeu por 4-2 contra a Associação Académica de Coimbra.

Às 20h00, a Universidade do Porto defronta também a AAUAv na final de andebol feminino, numa reedição da final do ano anterior, que deu a vitória às portuenses.

Artigo editado por Filipa Silva

Artigo corrigido às 13h06 de 11 de maio de 2017. O CNU conquistado pela equipa de futsal masculino da AEFEP não corresponde ao primeiro “título nacional” na modalidade conquistado pela associação, como erradamente se referia, uma vez que a AEFEP venceu uma Taça de âmbito nacional realizada na época 2002/2003. É, contudo, o primeiro CNU da AEFEP na modalidade, uma vez que o título da época 2002/2003 é, de acordo com a FADU, da equipa vencedora da Liga Universitária de Futsal dessa temporada, no caso, a Universidade Técnica de Lisboa.