A praia de Angeiras Sul junta-se às de Funtão, Pedras do Corgo, Agudela, Quebrada, Marreco, Memória, Cabo do Mundo, Aterro, Fuzelhas e Leça da Palmeira na lista de praias com bandeira azul no concelho de Matosinhos, anunciou esta sexta-feira o programa responsável pela atribuição do galardão. Trata-se de uma reentrada na lista.

Ainda no Grande Porto, a Invicta mantém as mesmas três praias que tinham bandeira azul no ano passado – Homem do Leme, Gondarém e Foz -, tal como em Gaia, neste caso com 18 praias certificadas pelo programa: Lavadores, Salgueiros, Canide Norte, Canide Sul, Marbelo, Madalena Norte, Madalena Sul, Valadares Norte, Valadares Sul, Dunas Mar, Francemar, Sãozinha, Senhor da Pedra, Miramar, Francelos, Mar e Sol, Aguda e Granja.

Na conferência de imprensa do Programa Bandeira Azul 2017, que se teve lugar no Museu do Oriente, em Lisboa, esta sexta-feira, foram distinguidas 320 praias portuguesas, mais seis do que no ano passado.

A Norte, há no total 70 praias galardoadas, sendo 66 costeiras e quatro fluviais. São 12 os concelhos com praias galardoadas – Caminha, Viana do Castelo, Braga, Esposende, Macedo de Cavaleiros, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Matosinhos, Freixo de Espada à Cintra, Porto, Vila Nova de Gaia e Espinho.

As 320 praias com bandeira azul correspondem a 55% do total de praias do país, o que coloca Portugal no sexto lugar internacional, em termos percentuais, de acordo com informações prestadas pelo presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, José Archer, na conferência desta manhã.

Artigo editado por Filipa Silva