O Boavista venceu, este sábado, a equipa do Tondela por uma bola a zero, no Estádio do Bessa.

Os axadrezados estiveram melhor durante a maior parte do jogo e chegaram ao golo por Iuri Medeiros. Quanto ao Tondela, complica o sonho da manutenção, a três jornadas do final do campeonato, ainda que a tarefa seja menos assustadora do que no ano passado. Está a três pontos do Moreirense, primeira equipa acima da linha de água.

Iuri pontuou boa performance coletiva

Já com o principal objetivo alcançado (30 pontos definidos por Miguel Leal), o Boavista mostrou-se tranquilo em campo a trocar a bola com calma e critério.

Miguel Leal rodou um pouco a equipa e lançou no onze inicial Schembri e Bukia na frente, bem como Tiago Mesquita, no lugar de Edu Machado. O grande destaque vai, contudo, para Idris. O capitão voltou à equipa e fez logo a diferença pela segurança defensiva que confere no meio-campo. Quanto ao Tondela manteve o seu onze base com Pepa a apostar numa espécie de 4-4-2 com os dois Murillo na frente, conferindo grande impetuosidade às contra-ofensivas beirãs.

Na primeira parte registou-se um jogo muito equilibrado, com sucessivas trocas de posse de bola e muitíssimo escassas ocasiões de golo. Destacam-se apenas duas para a equipa da casa. Aos 38 minutos, após um grande cruzamento da direita de Tiago Mesquita, dá-se uma carambola na área do Tondela e as panteras ficam a reclamar uma grande penalidade por alegada mão do central tondelense Osorio. Depois foi a vez de Fábio Espinho, à entrada da área, rematar para defesa de Cláudio Ramos, em cima do descanso.

Na segunda parte, Pepa lançou o avançado Heliardo e este proporcionou a única oportunidade de golo para os visitantes. Já dentro de área, rematou junto ao poste mas Vagner negou o tento com uma grande defesa.

Aos 66′ surge o único golo da partida, numa grande jogada coletiva do Boavista. Schembri, sempre muito bem a jogar de costas para a baliza, tocou de calcanhar para Tiago Mesquita que serviu Iuri. O jovem internacional português só precisou de encostar para a baliza de Cláudio Ramos. O Tondela não converteu a oportunidade que teve e Iuri pôs o conjunto axadrezado em vantagem, colocando alguma justiça no marcador.

Até ao fim não houve grandes oportunidades de golo. O Boavista chegou aos 38 pontos e o Tondela, que vinha de duas vitórias, fica com três pontos para recuperar no que falta de primeira liga.

“A pantera está de volta”

O Boavista regressou às vitórias e Miguel Leal mostrou-se satisfeito com o resultado e com a exibição. “Estávamos preocupados, houve algumas exibições em que caímos um bocado. Era preciso acordar. Fizemos um bom jogo, fizemos um golo, poderíamos ter feito mais” admitiu. Ainda assim, acredita: “A pantera estava de volta”.

O técnico falou, ainda, da jogada que deu o golo e de problemas de finalização: “A jogada é espetacular. Mas tivemos outras bonitas e não conseguimos. No momento de finalização não temos tido finalizadores, mas os jogadores trabalham, fazem o seu melhor. Se calhar até ao fim fazem mais golos e dão mais alegrias à massa associativa”, acredita.

Quanto ao resto do campeonato, o treinador boavisteiro não admite facilitismos: “Ninguém ganha o futuro sem estar com a cabeça no presente. Temos de ter o mesmo entusiasmo e o mesmo rigor”, garante.

“Com nove pontos a equipa fica na Liga”

Pepa mostrou-se desiludido com a prestação da equipa beirã: “Esperava muito mais. Muito mais mesmo. Depois de duas vitórias muito bem conseguidas, não foi falta de atitude. A bola queimou-nos muito. Demos uma parte de avanço. Tivemos um Boavista mais tranquilo e se tivesse a ganhar ao intervalo era justo. Equilibrámos na segunda parte, o jogo ficou mais repartido mas mal jogado, principalmente da nossa parte. Não tivemos qualidade com bola. Na nossa melhor oportunidade, no minuto seguinte, o Boavista faz golo”, comentou.

Para o treinador visitante só lhe interessa a própria equipa: “Temos de nos agarrar ao que podemos fazer e ao que falta, que são nove pontos. Se fizermos o que fizemos hoje, não vale nada. Se fizermos o que fizemos nos últimos jogos, não tenho dúvidas que vamos conseguir. Temos de melhorar e muito a parte da ansiedade”, considera.

Contudo, Pepa mostra-se confiante na manutenção do Tondela e aponta para as últimas três jornadas: “Com nove pontos a equipa fica na Liga. O nosso objetivo são os nove pontos”.

Artigo editado por Filipa Silva