A condução sob o efeito de álcool vai ser uma das principais áreas de intervenção da Polícia de Segurança Pública (PSP) durante a Queima das Fitas do Porto este ano. Através da campanha “100% cool”, a PSP vai premiar os condutores que registarem comportamentos adequados e punir aqueles que não o fizerem. A segurança rodoviária e a fiscalização na estrada continuam a ser prioridade durante o evento dos estudantes universitários.

A subcomissária da Polícia de Segurança Pública, Sílvia Caçador, do Núcleo de Operações do Porto, avançou ao JPN que “vão ser efetuadas várias operações de fiscalização envolvidas com a parte de sensibilização que serão direcionadas para a zona do Queimódromo e dos Pólos Universitários”, explicou. Naquele período, vão estar em ação diferentes unidades, cada uma vai fazer a sua operação e envolver os meios necessários ao longo da semana.

O intuito da operação é o de prevenir e dissuadir comportamentos de risco associados à condução sob o efeito de álcool. Por outro lado, a fiscalização associa-se à sensibilização e visa premiar condutores com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos que se façam transportar com pelo menos mais duas pessoas no carro e que, quando submetidos ao teste de alcoolémia, apresentem uma taxa de zero gramas de álcool por litro de sangue. “Os jovens são premiados com brindes ou vouchers. A adesão tem sido positiva e é sempre bom premiar quem se sabe comportar na estrada”, frisou.

A subcomissária daquele núcleo notou igualmente que “infelizmente” se verifica um elevado consumo de álcool por parte dos jovens. No entanto, há igualmente a crescente preocupação em haver um indivíduo que não consuma bebidas alcoólicas e esse geralmente é o condutor. “Além disso, a Queima das Fitas tem a duração de uma semana e, entre os próprios amigos, eles acabam por distribuir essa tarefa”, notou.

Os transportes públicos, que por esta altura aumentam o serviço prestado, são também uma opção viável. Os jovens têm à sua disposição os chamados “vaivém” que lhes proporcionam viagens gratuitas para o Queimódromo.

A operação “100% cool” surgiu no âmbito do protocolo celebrado em 2011 pela PSP com a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE). Este ano, está em curso, por todo o país, desde o mês passado e termina a 3 de junho.

Além desta operação que decorre nas imediações, a PSP conta igualmente com policiamento dentro do recinto do Queimódromo.

Artigo editado por Rita Neves Costa