A Queima das Fitas do Porto, vai, à semelhança dos anos anteriores, ter a mobilidade assegurada. Além dos autocarros da STCP, dos Comboios de Portugal e do Metro do Porto, o serviço de táxis será também redobrado.

A STCP, durante esta semana, tem um serviço especial contratado pela Federação Académica do Porto (FAP). Este casamento já dura há anos. O autocarro é, aliás, uma das formas mais fáceis para chegar ao recinto. A frequência de passagem (entre 5 a 20 minutos), a rapidez da viagem e o serviço gratuito são três boas razões para escolher o “Vai Vém” da STCP como meio de transporte para o recinto.

Os primeiros autocarros saem, no próximo sábado, um da Trindade e outro do Hospital de São João, às 00h00. Nos restantes dias, as viagens começam a partir das 22h00. Por noite, serão utilizados quatro autocarros por linha, que estarão sempre em circulação. Por viagem, é estimado que levem até ao recinto cerca de 150 passageiros.

Os Comboios de Portugal (CP) contribuem, também, para que estudantes, familiares e amigos possam marcar presença na Queima das Fitas do Porto. Por viagem de ida e volta, o preço dos bilhetes está a venda por dois euros utilizáveis nas Linhas do Marco, Aveiro, Braga e Guimarães.

Para os principais eventos da semana – a Monumental Serenata, a Cerimónia da Bênção das Pastas e o Cortejo Académico -, os comboios serão “reforçados com mais 8 mil lugares, totalizando um total de 57.000 lugares”, como se pode ler no site oficial da CP. No ano passado, os comboios trouxeram até ao Porto cerca de 18 mil passageiros.

O Metro do Porto vai também ser reforçado durante a Semana Académica do Porto nas suas linhas.

As linhas Azul (A) e Amarela (D) vão circular durante 24 horas no dia da Serenata (6 a 7 de maio) e do Cortejo (9 para 10). Durante esses dias, os veículos vão ligar o Estádio do Dragão a Câmara de Matosinhos até às 03h00. Nos restantes dias, a viagem realiza-se entre a Trindade e a Câmara de Matosinhos. A circulação da linha Azul começa às 05h00 (uma hora mais cedo do que o normal) a partir da Câmara de Matosinhos.

Na linha D, que liga o Hospital de São João a Santo Ovídio, o metro vai funcionar 24 horas durante a semana da Queima. A partir das 1h30, as estações do Heroísmo e Brito Capelo (linha azul), Faria Guimarães e Salgueiros (linha amarela) estarão encerradas por uma questão de segurança. Os serviços de apoio ao cliente e de segurança serão, também, reforçados.

A rede de táxis vai aumentar o funcionamento “para que mais pessoas consigam ter acesso a um maior número de viaturas”, diz Manuela Ferraz da Raditáxis ao JPN. O número de chamadas tem sido cada vez maior e é por isso que “teremos um serviço reforçado na central”, finaliza.

Artigo editado por Filipa Silva