“Inesperado” e “surpreendente”. É assim que o PS Porto classifica o propósito do movimento de Rui Moreira de rejeitar o apoio há muito anunciado pelo Partido Socialista à sua recandidatura.

A decisão do movimento “Porto, O Nosso Partido” foi avançada esta sexta-feira de manhã pelo jornal “Expresso” e confirmado entretanto por outros órgãos de comunicação social.

O PS Porto, que se diz apanhado de surpresa, informa, num brevíssimo comunicado, que vai reunir, esta noite, pelas 21h30, “a fim de analisar a situação política autárquica do Porto”.

As declarações de Ana Catarina Mendes, dirigente nacional do PS, primeiro ao “Expresso” e mais recentemente ao “Observador”, terão espoletado o divórcio. O movimento liderado pelo atual presidente da Câmara do Porto não terá gostado da pressão colocada pela direção geral adjunta do PS na necessidade de ter socialistas na lista do independente.

A decisão foi tomada numa reunião realizada na noite desta quinta-feira.

Nas eleições autárquicas de 2013, o movimento de Rui Moreira foi o mais votado, com 39,25% dos votos, tendo o antigo presidente da Associação Comercial do Porto acertado uma coligação pós-eleitoral com o Partido Socialista, segundo nas votações (22,6%).

O Executivo camarário tem atualmente dois vereadores do PS com pelouro atribuído. São eles Manuel Pizarro, líder da distrital do Porto do PS e cabeça de lista pelo partido em 2013, que detém a pasta da Habitação e Ação Social e ainda de o arquiteto Manuel Correia Fernandes, vereador do Urbanismo.

O edil portuense estará esta noite na SIC para revelar com mais pormenor os contornos da decisão hoje veiculada.