O processo de reabilitação do Quarteirão de D. João I, vulgarmente conhecido como “Quarteirão Casa Forte”, vai avançar. O terreno de 28.500 metros quadrados, abandonado há mais de uma década, vai dar casa a 100 famílias, avançou o semanário “Expresso”.

O projeto para o espaço situado junto do Mercado do Bolhão e da Avenida dos Aliados inclui, ainda, a criação de áreas comerciais, com lojas nos pisos térreos, uma unidade hoteleira e um parque de estacionamento subterrâneo para 560 viaturas. Todo o conjunto vai manter as fachadas da Rua de Sá da Bandeira.

O “Bonjardim City Block”, como foi batizado, resultou de uma parceria público-privada entre a Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) e a sociedade gestora do Millenium BCP, com sede no quarteirão.

O investimento de 27 milhões de euros está a ser disputado por cinco entidades, três estrangeiras e duas nacionais. Entretanto, as candidaturas já fecharam e prevê-se “um período de alguns meses para a escolha do candidato final”, revela fonte do mercado ao “Expresso”.

O empreendimento, um dos maiores da Baixa do Porto, “tem contado com o apoio da autarquia local”, lê-se no portal de notícias da Câmara do Porto.

Artigo editado por Rita Neves Costa