O festival literário Literatura em Viagem (LeV) está de volta para a sua 11ª edição. Com data marcada para sexta, sábado e domingo, o evento para os amantes de livros realizado em Matosinhos na Biblioteca Municipal Florbela Espanca foi desta vez inspirado pelo mote “Abel e Caim, irmãos europeus”.
Assim, os debates, entrevistas e conversas com escritores estrangeiros e nacionais vão ter a Europa como pano de fundo, com o objetivo de tentar responder às perguntas: “As reuniões da família europeia, como de todas as famílias, são oportunidades para mostrar fraturas e ressentimentos antigos. O que resta desta ligação de sangue entre os povos da Europa?”, “Será que já só a cultura nos une?”, “Há uma literatura europeia ou haverá apenas literaturas nacionais?”.
A lista de convidados deste ano conta já com nomes do panorama internacional da escrita contemporânea como o britânico David Mitchell, autor de “Cloud Atlas”, o romance de ficção científica que deu origem ao filme homónimo protagonizado por Tom Hanks e Halle Berry; Jesús Carrasco, escritor espanhol vencedor de 2016 do prémio European Union Prize for Literature pela obra “La tierra que pisamos”; a canadense Rachel Cusk, autora de 12 livros, incluindo “Arlington Park” cuja edição portuguesa foi lançada em 2009; e Abraão Vicente, escritor, artista plástico e ministro da Cultura de Cabo Verde.
Do âmbito nacional, as presenças agendadas incluem, entre outros, Ana Margarida de Carvalho, João Tordo, Hélia Correia e Frederico Lourenço. O destaque da programação vai para a “entrevista de vida” a Rodrigo Guedes de Carvalho, que apresentará a próxima obra, “O Pianista do Hotel” (sábado, 21h30), e do arquiteto Siza Vieira. O livro “Retratos de Siza”, de Valdemar Cruz, será apresentado no decurso desta 11ª edição do festival Literatura em Viagem e a conversa entre escritor e arquiteto terá início às 18h00 de sábado.
Resultado de vinte anos de entrevistas entre Valdemar Cruz e Álvaro Siza Vieira, “Retratos de Siza” traça um perfil sobre a vida, a obra, as escolhas e as paixões do mais reconhecido arquiteto português, da viagem a Barcelona que o apaixonou pela obra de Gaudí ao regresso, no ano passado, ao bairro social que desenhou para a Giudeca de Veneza.
Entitulada de “Einstein, viagens e literatura”, a conferência de abertura do LeV estará a cargo de Carlos Fiolhais, físico, ensaísta e um dos maiores divulgadores da ciência em Portugal. Esta sessão inaugural está agendada para sexta-feira às 21h30. Por outro lado, o festival literário termina no domingo às 19h00 com cinco horas de ilustração ao vivo, liderada por Lord Mantraste.
O Lev, evento cultural organizado pela Câmara Municipal de Matosinhos, tem entrada livre e a programação completa está disponível online.
Artigo editado por Filipa Silva