O Porto volta a receber, mais uma vez, uma etapa do principal campeonato de surf em Portugal. A 2.ª etapa da Liga Meo Surf realiza-se, de 12 a 14 de maio, na Praia Internacional do Porto, e conta com nomes importantes no panorama nacional.

Normalmente, nos últimos anos, quem sai vencedor do circuito portuense, é quem se sagra campeão nacional no final da época. O último exemplo disso foi o atleta Pedro Henrique. Na época passada, o surfista celebrou, no Porto, a primeira vitória de sempre na Liga e, meses mais tarde, o título nacional.

Por essa razão, o regresso à Invicta é um momento especial para o surfista de Cascais. “Estou muito contente por regressar ao Porto. É um lugar onde tenho grandes amigos e onde gosto de competir. Para chegarmos à vitória ali, temos de estar preparados para apanhar todo o tipo de condições, sejam pequenas ou grandes. Temos de ter boas pranchas e estar preparados, não há grande segredo. É trabalhar”, explicou o atual campeão nacional ao site da Associação Nacional de Surfistas.

Entre os inscritos, há outro nome que também ganha importância: João Guedes, surfista portuense de 31 anos, campeão nacional em 2009. Vai competir na cidade-natal, depois de um nono lugar obtido na primeira etapa da Liga, na Ericeira.

A etapa do Porto é a única realizada no Norte do país

A prova do Porto é uma das etapas com mais público, tal como afirmou o presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha, ao JPN.

“Disputa-se em frente ao Edifício Transparente, o que lhe confere logo um caráter muito urbano, que vai atrair público seguramente. Afinal, é a única prova na zona Norte organizada pela Liga Meo. É uma etapa com uma audiência muito grande”, confessou.

João Aranha referiu ainda que o mau tempo é uma hipótese tida em conta pela organização. “Infelizmente neste momento o tempo pode não nos dar muito”, mas “no caso das previsões falharem, Leça [da Palmeira] também tem condições para ser alternativa”, disse o presidente da Federação Portuguesa de Surf.

Além disso, Aranha referiu o facto do surf começar a ter maior importância e espaço na espaço público nacional.

“Este ano, lembro-me de intervenções de atletas no «Curto Circuito», no «5 para a Meia-Noite». Tem tido uma divulgação muito grande, tem aparecido numa série de programas. Também na cobertura da «Bola TV», que tem vários programas e cobertura dos eventos. Temos procurado e conseguido conferir mais valor à comunicação do evento. A Liga Meo destaca-se pelo seu nível de comunicação e valor”, sublinhou.

A Renault Porto Pro constitui a segunda prova do calendário da Liga MEO Surf, a principal competição nacional,  e também da “Porto & Matosinhos Wave Series”, que este ano inclui sete eventos entre maio e setembro.

O Renault Porto Pro pode ser acompanhado em direto no site da Liga.

Artigo editado por Rita Neves Costa