Depois de três dias de competição que encheram a Praia Internacional do Porto de surfistas e entusiastas da prática desportiva, Teresa Bonvalot e Vasco Ribeiro consagraram-se vencedores da segunda etapa da Liga MEO Surf, denominada de Renault Porto Pro.

O caminho de Vasco Ribeiro para a vitória ficou, desde muito cedo, marcado pela prova em que bateu Miguel Blanco com o score mais alto dos quartos de final. Contudo, foi nas meias-de-final que o surfista de 22 anos defrontou uma das maiores batalhas, contra o seu atual mentor Tiago Pires. Vasco Ribeiro provou o porquê de pertencer ao circuito mundial do surf ao ganhar o confronto com 16,60 pontos contra 16,05 do seu oponente, noticia o site Surf Portugal.

A final da categoria masculina ficou decidida numa disputa renhida entre Vasco Ribeiro e Gony Zubizarret. A liderança foi trocada várias vezes entre os dois surfistas, até ao momento em que Ribeiro atingiu a pontuação de 13,8 que superou os 13,6 de Zubizarret.

Ao jornal “Diário de Notícias”, Ribeiro comentou o defronto com Gony. “Está mais difícil ganhar na Liga, mas sempre foi muito difícil. No top 16, todos tem hipótese de ganhar e prova disso são os vários vencedores diferentes de etapas que temos tido. É um bocadinho vingança. Sobretudo, no caso do Gony porque foi a terceira vez que fui contra ele no man-on-man e o Gony tinha ganho as últimas duas vezes, por isso, queria muito ganhar”, revelou o surfista.

Para Teresa Bonvalot, o triunfo veio depois de superar Camilla Kemp nas meias-finais e Mariana Garcia na final. Segundo o mesmo site, Teresa estreou esta última prova com uma onda de 9,60 pontos em dez possíveis, a melhor de todo o campeonato, incluindo as provas da categoria masculina.

O heat (ronda da competição onde dois surfistas competem um com o outro) decisivo terminou com um score de 17,25 pontos para a ex-bicampeã nacional, enquanto Mariana Garcia completou a prova com apenas 10,10 pontos.

Teresa Bonvalot comentou a sua vitória e deixou claro que, apesar do seu objetivo ser o primeiro lugar do pódio, não esquece a diversão. “Tentei dar sempre o meu melhor. O meu objetivo era chegar à final e ganhar. Obviamente, as coisas nem sempre correm como nós queremos mas, desta vez, fui eu quem saiu vitoriosa. Foi um campeonato no qual me diverti imenso e as ondas na final estavam mesmo muito divertidas. Estava feliz a surfar e a fazer o que mais gosto”, afirmou Teresa Bonvalot, citada pelo “Diário de Notícias”.

E como o surf não é só para adultos, a competição da Liga MEO SURF dedicada aos mais novos, Moche Groms Cup, também distinguiu vencedores. O primeiro lugar foi atribuído a Afonso Antunes, que arrecadou 14,25 pontos, seguido de João Vidal e Joaquim Chaves em segundo e terceiro lugar respetivamente.

Artigo editado por Rita Neves Costa