É já na próxima quinta-feira que as marionetas vão “invadir” Gondomar. O evento – que já vai na terceira edição – resulta de uma ação conjunta entre o Teatro e Marionetas de Mandrágora e a Câmara Municipal de Gondomar.

Clara Ribeiro, programadora do festival, diz que o objetivo é “mostrar uma arte que não é só tradicional”, além de trazer o teatro de marionetas para outros pontos do país, pois considera que “apesar de existirem alguns festivais internacionais e até nacionais do teatro de marionetas, só em Lisboa e no Porto é que a programação acaba por ser mais eclética”.

O festival vai ter lugar nas ruas de Gondomar e em auditórios e biblioteca da cidade. Além dos espetáculos de marionetas, inclui também workshops, exposições e uma forte aposta em serviços comunitários e projetos de integração pela arte.

A terceira edição deste evento vai contar com a presença de algumas companhias de teatro de marionetas internacionais, como a Companhia Mevitevendo do Brasil que apresenta um projeto para um público mais familiar, a Compagnie Créature, uma conceituada companhia francesa que vai atuar na rua e ainda a companhia alemã Merlin Puppet Theatre,  que tem um espetáculo mais direcionado para o público adulto.

“[O Encontro Internacional de Marionetas] acaba por ser também um encontro de artistas, porque durante os quatro dias reunimos cá todas as companhias que estão no encontro”, pelo que “a ideia é que as próprias companhias possam mostrar os  seus projetos, mas que também possam de alguma forma conviver e partilhar as suas vivências ligadas ao teatro de marionetas”, acrescenta Clara Ribeiro.

A entrada no 3º Encontro Internacional de Marionetas é gratuita. Os espetáculos que decorrem no Auditório Municipal de Gondomar e nos workshops requerem marcação prévia.

Artigo editado por Rita Neves Costa