O Festival DDD - Dias da Dança vai voltar em 2018, entre o feriado de 25 de Abril e o dia 5 de maio. As criações de Olga Roriz e da coreógrafa marroquina Bouchra Ouizguen são as primeiras confirmações. Público aumentou 29% em relação ao ano passado.

O Festival DDD, que na edição deste ano trouxe 17 dias de espetáculos às cidades da Frente Atlântica, volta em 2018, mas desta vez a “maratona” fica-se pelos 11 dias de dança contemporânea.

O próximo DDD vai decorrer entre o feriado de 25 de Abril e o dia 5 de maio, novamente em Gaia, Porto e Matosinhos. Além das datas, a organização revelou dois nomes para o cartaz do festival que este ano recebeu 285 elementos de equipas artísticas e cerca de 40 programadores portugueses e internacionais.

A coreógrafa marroquina Bouchra Ouizguen vai apresentar a peça que estreou em fevereiro com a Carte Blanche, a Companhia Nacional de Dança Contemporânea da Noruega.

A coreógrafa autodidata já foi solista de danças orientais e em 2011 fundou a Compagnie O, com quem apresentou Voyage e a peça em que explorou o significado da alegria, Ha!, que inaugurou o ciclo internacional de dança no Rivoli, no início de 2016.

Da programação vai também fazer parte “a nova criação” de  Olga Roriz, diz a organização em comunicado de imprensa.

Segundo os organizadores, no DDD deste ano esgotaram 26 sessões dos 35 espetáculos, em que se incluem as duas produções do novo parceiro do festival, o Teatro do Bolhão bem como o “Celui Qui Tombe”, que registou 1.297 espectadores no Coliseu do Porto e marcou o encerramento da edição de 2017.

A organização faz um balanço positivo da última edição do “maior festival de dança contemporânea do país” que teve uma “taxa de ocupação de 90%” reprentando “um crescimento de 29% face ao ano passado”.

Foram mais de duas semanas de “uma maratona de dança” que reuniu espetáculos em palcos de teatros das três cidades (DDD IN), projetos pensados para espaços públicos (DDD OUT) e as atividades paralelas (DDD EXTRA) como encontros, masterclasses, workshops e sessões para cinema. Esta vertente “extra” juntou 2.400 participantes.