O Prémio Carreira FEP, distinção dada anualmente, vai ser atribuído este ano ao professor Fernando Teixeira dos Santos. A cerimónia vai decorrer na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) no dia 29 deste mês, às 17h30.

O professor Fernando Teixeira dos Santos licenciou-se na FEP em 1973, ano em que começou a exercer nessa instituição. Já passou pela presidência do Conselho Científico daquela faculdade, assim como pela vice-presidência do Conselho Diretivo. Por outro lado, foi também fundador e diretor do Centro de Estudos Macroeconómicos e Previsão (CEMPRE), entre 1993 e 1995.

A nível nacional, ocupa atualmente o cargo de Presidente da Comissão Executiva do Banco BIC Português. Em 1999, ocupou o cargo de Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças. Teixeira dos Santos desempenhou ainda, de 2005 a 2009, o cargo de Ministro das Finanças. De fevereiro a outubro do mesmo ano foi Ministro da Economia e da Inovação. Já no segundo Governo de José Sócrates, o académico continuou com o cargo de Ministro das Finanças, de 2009 a 2011, ano em que se realizaram eleições antecipadas na sequência de pedido de ajuda financeira internacional feito pelo Estado português.

O Prémio Carreira FEP é anualmente atribuído a um diplomado desta faculdade que se tenha destacado na sua vida profissional e, ao fazê-lo, tenha contribuído para prestigiar a instituição, ao nível do ensino e da investigação em Economia e Gestão.

O júri do Prémio anunciou o nome distinguido este ano na última segunda-feira. Dele fizeram parte várias entidades da faculdade, nomeadamente o Diretor da FEP, que presidiu, sem direito ao voto.

O Prémio Carreira FEP foi anteriormente atribuído a Francisco de Olazabal, Miguel Cadilhe, Manuel de Oliveira Marques, Elisa Ferreira, Rui Rio e Daniel Bessa.

Artigo editado por Filipa Silva