A 14ª edição da Mostra Internacional de Filmes de Escolas de Cinema (MIFEC) decorre desta terça-feira a sábado, no Auditório da Escola Superior Artística do Porto (ESAP).

A MIFEC é organizada pelo curso de Cinema e Audiovisual da ESAP, com apoio do mestrado em Realização: Cinema e Televisão e do departamento de Teatro e Cinema da escola.

O evento conta com a exibição de 41 filmes, produzidos por escolas de cinema de 10 países. Estes trabalhos cinematográficos vão concorrer aos diversos prémios das cinco sessões competitivas, que decorrem entre quarta e sexta-feira.

As avaliações estão a cargo de um júri internacional, constituído por cinco elementos da Rússia, Moldávia, Espanha e Portugal, como explicou ao JPN Manuel Costa e Silva, diretor e programador do festival de cinema. Os filmes das escolas de cinema competem por vários prémios, como “Melhor Filme Português”, “Melhor Documentário” e “Melhor Realização”.

O evento conta também com um workshop de edição digital com componente prática, onde os alunos vão trabalhar com ferramentas de edição, montagem e pós-produção de filmes. Quarta-feira, terá lugar uma masterclass de cinema documental, orientada pelo búlgaro Lubomir Halatchev.

À semelhança das edições anteriores, serão atribuídos os prémios Aurélio da Paz dos Reis, “como forma de homenagem ao pioneiro do cinema português”, esclareceu Manuel Costa e Silva. O prémio nacional deste ano reconhece Serge Abramovici e o internacional é entregue ao KINOPROBA – Festival Internacional de Cinema de Ekaterimburgo, na Rússia. Ainda no âmbito da atribuição destes prémios, será exibido o filme “Decrescente”, de Serge Abramovici, no primeiro dia do evento.

A Mostra Internacional de Filmes de Escolas de Cinema realiza-se anualmente desde 2004 sem interrupções. A edição deste ano começa às 18h00 desta terça-feira e termina às 19h00 de sábado. Conta com entrada livre e o programa está disponível no site da ESAP.

Artigo editado por Filipa Silva