Benfica e Vitória de Guimarães vão estar frente a frente pela segunda vez em cinco anos na final do Jamor. Na última ocasião, em 2013, a equipa vimaranense levou a melhor sobre as águias, depois de uma reviravolta que conduziu a uma vitória por 2-1.

Na altura, o V.Guimarães era orientado pelo atual treinador dos encarnados, Rui Vitória. Já o agora técnico dos conquistadores, Pedro Martins, orientava os insulares do Marítimo. Rui Vitória vai encontrar a sua antiga equipa, no Estádio Nacional, após ter conquistado dois campeonatos pelas águias. Já Pedro Martins vai pisar pela primeira vez o relvado do Jamor como treinador.

Momento de forma

A final de 2013 representou, para o Benfica, um final de época ao estilo do que popularmente se chama de “morrer na praia”.  Os encarnados perderam, nessa temporada, a oportunidade de conquistar quatro títulos. Em oposição, atualmente, as águias surgem como tetra-campeões nacionais e com a moral em alta. Querem fazer a dobradinha, mas têm pela frente um adversário que teve uma época muito positiva.

O Vitória de Guimarães, comandado por Pedro Martins, acabou o campeonato no ambicionado quarto lugar e ainda teve o acréscimo de chegar à final do Jamor. Pedro Martins e os seus pupilos esperam trazer a taça Cândido de Oliveira para Guimarães e assim juntar o terceiro troféu ao palmarés, depois de já terem erguido uma Taça de Portugal e uma Supertaça.

Vídeo-Árbitro

A ferramenta tecnológica mais falada do futebol vai ser colocada em prática, oficialmente, pela primeira vez em Portugal, na final da Taça deste domingo. A tecnologia já tinha sido utilizada, mas de forma “offline”, na supertaça do ano passado, entre Benfica e SC Braga, em Aveiro.

O uso oficial do vídeo-árbitro vai ser uma estreia no panorama do futebol nacional. De acordo com a International Football Association Board, o método de arbitragem pode ser usado em quatro circunstâncias:

  1. Golo (se forem detetados erros pelo vídeo-árbitro, devem relatar ao árbitro principal. Assim, fica ao critério deste, acatar a ideia ou visionar as imagens junto à linha lateral, para, deste modo, preservar ou não a decisão inicial);
  2. Penálti;
  3. Expulsão;
  4. Eventuais irregularidades na identificação de jogadores.

Para analisar os vídeos, o sistema vai usar câmaras de transmissão televisiva, entretanto, o Conselho de Arbitragem pode acrescentar câmaras para visionar todos os ângulos.

Histórico de confrontos

Benfica e V. Guimarães encontraram-se recentemente e os encarnados levaram a melhor. Na penúltima jornada da I Liga deste ano, os campeões nacionais venceram os vimaranenses por 5-0 e conquistaram o 36.º título nacional da sua história nesse jogo, disputado na Luz.

E acaba por ser regra no histórico entre ambas as formações. Disputaram um total de 162 encontros entre si, tendo o Benfica vencido 112 deles, contra as vitórias da equipa de Guimarães, igual ao número de empates registados.

Para a Taça de Portugal, a equipa lisboeta também leva vantagem. Em 13 partidas disputadas, o Benfica venceu o dobro dos jogos do Vitória de Guimarães. Oito contra quatro.

Na presente edição da prova rainha do futebol português, ambas as equipas somam cinco vitórias, contrastando apenas no número de empates e derrotas. O Benfica teve um empate e zero derrotas. Já o Guimarães não somou nenhum empate e apenas um desaire.

Quanto aos golos marcados e sofridos, o Benfica destaca-se, com 22 golos a favor e sete sofridos, em relação aos nove marcados e cinco sofridos pelo emblema do berço.

A final da Taça de Portugal, entre Benfica e Vitória de Guimarães, está marcada para domingo, às 17h15.

Artigo editado por Filipa Silva