Este domingo, a Seleção portuguesa de surf conquistou o título de vice-campeã mundial no ISA World Surfing Games 2017. Com uma pontuação final de 2850 pontos, a equipa nacional, representada por Pedro Henrique nos últimos dois dias de competição, ultrapassou a Espanha (3º lugar) e o Perú (6º lugar), campeão mundial de 2016.

“Foi um campeonato muito renhido e competitivo. Este mundial registou a maior participação de sempre de seleções nacionais. Provamos que o surf nacional está em franca ascensão, é o terceiro ano consecutivo em que conquistamos o segundo lugar e só nos resta almejar o ouro. Agora só esperamos que todos estes resultados extraordinários se revejam numa política de financiamento mais coerente e recompensadora do nosso esforço e resultados por parte do Estado”, comentou João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf (FPS), em comunicado.

Portugal esteve perto de garantir o primeiro lugar com Pedro Henrique, mas o atleta de 35 anos perdeu a posição para o mexicano Jhony Corzo ao terminar a bateria das meias-finais com 12,1 pontos.

“Comecei a prova bem, mas depois caí numa manobra que era muito importante e não consegui pegar uma outra onda com a mesma qualidade”, explica Pedro Henrique, também em comunicado. “O surf é assim. Não podemos errar nem perder oportunidades. Mas foi um grande campeonato com um segundo lugar para Portugal e é isso que importa.”

Além do ISA World Surfing Games 2017, a equipa portuguesa disputou a Aloha Cup, o troféu de equipas, que ajudou a somar mais uma medalha de prata. Portugal terminou a competição com 47,53 pontos, com um diferença de 7,43 entre os vencedores, a França.

David Raimundo, selecionador nacional, não esconde o orgulho na prestação dos atletas e salienta que Portugal vai lutar por mais. “Hoje foi um mais um dia histórico para Portugal. Depois de dois títulos de vice-campeões do mundo, as expetativas de um bom resultado para Portugal eram muito grandes”, disse.

“Mais uma vez, Portugal afirmou-se como uma das grandes potências do surf mundial. Este ano, para além de termos sido vice-campeões do mundo, conseguimos trazer para casa a prata na Aloha Cup. Não podia estar mais orgulhoso de toda a equipa. Fomos enormes ao longo de toda a semana. O próximo objetivo é sermos campeões do mundo”.

Artigo editado por Rita Neves Costa