Foi apresentado esta terça-feira o programa de Verão da Casa da Música, com concertos e outras atividades que se iniciam a 1 de junho e vão até 16 de setembro. Estão programados 120 concertos (60 têm entrada livre), que se vão repartir entre a Casa da Música – a maioria decorre na esplanada –  e outros locais da área metropolitana do Porto.

“É um grande festival que marca sempre a agenda cultural da cidade”, afirmou em conferência de imprensa o diretor Artístico e de Educação da Casa da Música, António Jorge Pacheco.

No Dia Mundial da Criança, a Casa dedica a programação aos mais novos. Na sala Suggia, têm lugar espetáculos dedicados às escolas.

A Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música vai atuar na Maia, em Matosinhos e em Vila Nova de Gaia e vai tocar duas sinfonias do compositor alemão Johannes Brahms. No dia 2 de junho, a direção musical da Terceira Sinfonia está a cargo de Olari Elts, ao passo que no dia 30 do mesmo mês, a Primeira Sinfonia vai ser dirigida por Michael Boder.

Quem vai acompanhar a Orquestra é Gregory Porter, com concerto marcado para o dia 29 de julho e com a direção musical de Pedro Neves. Gregory Porter, um dos nomes mais marcantes do jazz, volta a colaborar com a Orquestra Sinfónica. Na última edição dos prémios Grammy, o cantor americano foi consagrado com o Melhor Álbum de Jazz Vocal, com “Take Me to the Alley”.

Fica também a cargo da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música um concerto na Avenida dos Aliados, dia 9 de setembro. Na véspera, no mesmo local, atuam Mão Morta & Remix Ensemble Casa da Música.

Salvador com mais uma data

O vencedor da última edição do Festival Eurovisão da Canção, Salvador Sobral, já tem o seu concerto do dia 5 de julho esgotado, mas há outra oportundidade para ver ao vivo o intérprete de “Amar pelos Dois”: 18 de julho.

No dia 17 de junho, com o programa “100% polaco”, o Verão da Casa também vai trazer um pouco da história musical da Polónia. Um dos mais reconhecidos maestros da atualidade, Antoni Wit, vai dirigir a Sinfonia nº 3 de Henrik Górecki e o Concerto para orquestra de Witold Lutosławski.

Em jeito de homenagem à violoncelista portuguesa Guilhermina Suggia, o V Prémio Internacional Suggia/Casa da Música vai pôr à prova promessas do violoncelo, que vêm dos mais prestigiados Conservatórios e Escolas Superiores de Música da Europa.

“Importante acolher a comunidade de ensino”

Outras das iniciativas da Casa da Música é dar a oportunidade a alunos de várias instituições de música da zona norte de Portugal de atuarem, como é o caso, entre outros, do Conservatório de Música do Porto, que no dia 4 de junho tem um concerto comemorativo do centenário, e da Academia de Música de Costa Cabral, com um concerto de final de ano letivo no dia 13 do mesmo mês.

“Para nós é muito importante continuar a acolher a comunidade do ensino da música nesta Casa. Envolver os próprios jovens estudantes de música, as suas famílias e as suas comunidades. Que venham à Casa da Música e que se sintam tentados mais tarde para cá voltar. Fazemos tudo para os acolher da melhor forma”, disse António Jorge Pacheco.

Celebrar quem inventou o saxofone

A Casa da Música recebe ainda o II EurSax, Congresso Europeu de Saxofone. Nos dias 11, 12, 13 e 14 de julho, vários profissionais do saxofone “desembarcam” na Casa com o objetivo de partilhar conhecimentos sobre o instrumento.

O congresso do saxofone teve a sua primeira edição em Espanha, em 2014, ano em que se comemorou os 220 anos do nascimento do inventor do saxofone, Adolphe Sax.

O resto da programação de Verão da Casa da Música pode ser consultado aqui.

Artigo editado por Filipa Silva