A agenda é preenchida, à boa maneira de Bruxelas. Para dar a conhecer o funcionamento da União Europeia e promovê-la junto dos mais jovens, a Representação da Comissão Europeia em Portugal está a organizar o primeiro Summer CEmp, três dias de formação intensiva e prática sobre o projeto europeu.

O seminário tem a duração de três dias, entre 29 de agosto e 1 de setembro, e vai realizar-se na aldeia de Monsanto, em Idanha-a-Nova, perto de Castelo Branco.

Podem candidatar-se estudantes que tenham estado inscritos num estabelecimento do Ensino Superior em 2016/2017, sendo que vai ser dada prioridade a estudantes finalistas ou de mestrado da área das Relações Internacionais, Jornalismo ou Comunicação Social.

No total, a Representação da Comissão Europeia em Portugal vai escolher 40 candidatos, avaliados de acordo com o perfil e motivação. A diversidade também é apontada como fator de seleção.

As candidaturas podem ser feitas através de um formulário até às 23h59 de 16 de julho, mas o prazo pode ser mais curto caso se atinjam as 200 propostas.

De acordo com o regulamento, a participação é gratuita. A Comissão Europeia em Portugal, o Município de Idanha-a-Nova e a rede das Aldeias Históricas de Portugal assumem os encargos financeiros associados à dormida e ao transporte de e para Castelo Branco ou Guarda e às refeições incluídas no programa, cabendo aos candidatos outras eventuais despesas, nomeadamente pelo seu transporte até Monsanto, Castelo Branco ou Guarda, pelo seu seguro de responsabilidade civil cobrindo as atividades no programa e qualquer outra despesa de caráter pessoal.

A organização nota que o evento “nasce da necessidade de envolver os futuros líderes de opinião no debate sobre a União Europeia, os possíveis cenários de futuro após os 60 anos da sua fundação e o papel da Comissão Europeia”.

O programa inclui conversas “com cerca de 20 oradores de alto nível – políticos, comediantes, jornalistas, empreendedores, académicos, desportistas, artistas – compõem o eixo central do programa”.