Há leite creme sem leite e muitos bolos sem ovos. Neste livro de receitas, há ingredientes que não entram. Porquê? Porque o “Receitas sem Alergias” foi pensado para pessoas que não os podem consumir.

O guia, que é gratuito e está disponível em site e num e-book, reúne mais de 30 receitas para pessoas que não podem ingerir leite, ovos, trigo, soja ou frutos secos, ou ainda mais do que um destes ingredientes combinados.

O projeto nasceu no âmbito da cadeira de Imunologia, da Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação da Universidade do Porto, com o apoio de docentes da FCNAUP e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

“Os estudantes foram desafiados a desenvolver um trabalho prático que colmatasse uma necessidade da comunidade”, conta André Moreira, alergologista e docente nas duas instituições. Neste caso, a falta de receitas para pessoas com alergias alimentares.

Nas receitas, além da indispensável lista de ingredientes e do modo de preparação, disponibiliza-se ainda uma tabela nutricional e vídeos de apoio à confeção.

“A próxima fase do projeto passará por uma colaboração com o curso de Alergia Alimentar da FMUP”, acrescenta ainda André Moreira.

Em Portugal, cerca de 1% da população sofre de alergias alimentares, de acordo com o especialista, o que equivale a cerca de 100 mil pessoas. As alergias mais frequentes são ao leite, ovos, frutos secos e marisco.