O Porto é a cidade portuguesa candidata a acolher a sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa). A decisão foi tomada na reunião de Conselho de Ministros que decorreu esta quinta-feira de manhã, e Rui Moreira já foi informado da decisão pelo primeiro-ministro António Costa, confirma o site da Câmara Municipal do Porto.

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, tem marcada para as 15h00 uma conferência de imprensa para comentar a decisão do Governo.

Depois de, num primeiro momento, o Governo de António Costa e o próprio primeiro-ministro terem considerado que Lisboa seria a cidade indicada para acolher a agência, o Executivo emendou a decisão e decidiu convidar a autarquia do Porto a indicar duas pessoas para integrar a Comissão da Candidatura Nacional para a Instalação da Agência Europeia do Medicamento em Portugal.

Os nomes de Eurico Castro Alves e do vereador Ricardo Valente foram aprovados a 22 de junho, cabendo a este grupo pesar os argumentos das duas maiores cidades do país para proporem formalmente ao Governo qual considerariam a melhor opção. O Porto é a escolha.

A cidade Invicta terá de lutar com outras 22 cidades europeias pelo acolhimento da EMA, uma das maiores agências europeias, que vai deixar Londres na sequência do Brexit.

O Governo tem até ao final do mês de julho para apresentar a candidatura portuguesa. A decisão final da Comissão Europeia deve ser conhecida em novembro.

Artigo atualizado às 14h42