Três dias depois, caiu o pano na fase de grupos do 12º Campeonato Europeu Universitário de futebol, que se disputa até ao dia 30 de julho, no Grande Porto. A balança pesa mais pontos favoráveis do que críticas à prestação portuguesa. Quatro das cinco equipas nacionais seguem em frente. Em sentido inverso, a Universidade do Minho vai discutir os últimos lugares do certame, defraudando as expectativas criadas há um ano com a inédita conquista nos Jogos Universitários Europeus.

Dois atores secundários e uma desilusão

Na variante masculina, a Universidade Católica Portuguesa-Centro Regional do Porto (Católica Porto) e a Universidade de Évora (U. Évora) cumpriram serviço. Os portuenses fecharam o grupo A na segunda posição, com os mesmos pontos da Norwegian School of Economics. Mas os noruegueses tomaram a dianteira por causa da diferença de golos – tinham dois tentos à maior.

A Católica Porto vai defrontar nos quartos-de-final a Universidade de Lille, dominadora da série B. A par do conjunto de Bochum, os franceses foram a equipa com melhor aproveitamento nesta fase da competição: sete pontos e nenhum golo sofrido. Que o diga o conjunto da U. Évora, que sucumbiu aos pés da formação gaulesa. De resto, os alentejanos abriram e fecharam o grupo com triunfos, que proporcionam o encontro com a Norwegian School of Economics nas eliminatórias.

Longe dos holofotes do sucesso esteve a Universidade do Minho. Um ponto e duas derrotas pela margem mínima ditaram a queda dos bracarenses logo na primeira fase. Seguem em frente as instituições de Kuban e Bordéus, que vão agora medir forças com Basileia e Bochum, respetivamente.

Tropeçar sem cair

Nos femininos, a Universidade do Porto (UP) e o Instituto Politécnico do Porto (IPP) sofreram com diferentes intensidades para marcar presença nos quartos-de-final. Perante a liderança incontestada da Norwegian School of Economics no grupo A, a UP resumiu a discussão do apuramento ao confronto com a Universidade de Berna. Venceu sem dificuldades e prepara-se agora para medir forças com Toulouse, primeiro classificado da série B.

O IPP andou por caminhos ainda mais arriscados. Não venceu qualquer encontro e até sofreu uma pesada goleada (1-5) frente à equipa de Montpellier. Segue em frente com quatro golos negativos, a pior diferença de remates certeiros entre todas as equipas que vão participar nas eliminatórias e decidir a classificação final da prova.