O Porto e Norte receberam 1,9 milhões de turistas durante o primeiro semestre de 2017,  o que representa um crescimento de nove por cento de visitantes em relação ao mesmo período de 2016.

A região recebeu, nos primeiros seis meses do ano, 967 mil turistas nacionais e 905 mil estrangeiros, que despenderam, no total, mais de 185 milhões de euros durante a estadia.

Os dados, divulgados pela Associação do Turismo do Porto e Norte revelam ainda que o rendimento por quarto disponível, uma medida de comparação de rentabilidade entre hotéis, o valor gasto pelos visitantes situa-se nos 37 euros, alcançando uma subida de quase 25 por cento em relação aos dados registados em 2016.

Refira-se, ainda, que pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro passaram quase 2,5 milhões de passageiros, mais 19 por cento do que no período homólogo em 2016. Já o fluxo nos portos marítimos situou-se nos 41 mil. No que se refere à proveniência dos turistas que visitam o Porto e Norte, Reino Unido, Alemanha, Espanha, França, Holanda e Brasil lideram.

Para Filipe Ortigão Guimarães, diretor executivo da Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP), “estes dados revelam que o incremento no impacto internacional da região tem sido capitalizado de uma forma positiva, sendo atualmente a escolha consciente de um número cada vez maior de turistas, quer dos que vêm pela primeira vez quer dos que regressam uma segunda ou terceira vez”.

O diretor executivo da ATP acredita ainda, “que os valores registem ainda melhores performances no segundo semestre de 2017, sobretudo devido aos turistas que visitam o Porto e Norte no período de verão”.

Mais de 9 milhões visitaram Portugal 

Relativamente aos resultados nacionais, refira-se que, de janeiro a junho de 2017, Portugal recebeu mais de 9,3 milhões de turistas, um crescimento de 10 por cento relativamente aos primeiros seis meses de 2016. No que se refere à receita proveniente da estadia, o valor supera os mil milhões de euros. Pelos aeroportos e portos marítimos nacionais passaram aproximadamente 12 milhões e 558 mil turistas, respetivamente. Reino Unido, Alemanha, Espanha, França, Holanda e Brasil são os países que mais visitam o país.