Francisco Belo conquistou, esta quarta-feira, a medalha de ouro no Lançamento do Peso, nas Universíadas de Taipé. O estudante português de 26 anos, atleta do Sport Lisboa e Benfica, registou mesmo um novo recorde pessoal, por um centímetro, com um lançamento de 20,86 metros, setenta centímetros acima do segundo classificado, o polaco Konrad Bukowiecki (20,16). Andrei Marius Gag, da Roménia, ficou na terceira posição. O recorde nacional da especialidade pertence a Tsanko Ardaunov, que tem a marca de 21,06.

Francisco Belo esteve em agosto nos Mundiais de Atletismo de Londres, mas não conseguiu nessa altura o apuramento para a final do Peso, não tendo passado a barreira dos 20 metros.

Esta é a 12ª medalha de ouro para Portugal, em Universíadas de Verão. Sucede à equipa de andebol masculino que em 2015 venceu o torneio em Gwangju, o único título coletivo conseguido pelo país nesta competição.

Belo junta-se a nomes como Nelson Évora, Fernando Pimenta ou Sara Moreira na galeria de medalhados de ouro.

E prata no taekwondo…

Por sua vez, Rui Bragança chegou à medalha de prata no taekwondo, na categoria de -58Kg, igualando o resultado que alcançou há dois anos em Gwangju.

Mais um título para juntar ao longo currículo de Rui Bragança, uma referência nacional na modalidade, atleta do Sport Lisboa e Benfica, que já este ano se tinha sagrado campeão europeu universitário da modalidade. Bragança é também atleta olímpico, tendo terminado a sua participação no Rio de Janeiro com um honroso 9º lugar.

Esta quarta-feira, e para chegar à medalha, o português derrotou Malek Bani Ahmad, da Jordânia, Adam Ferdyansyah, da Indonésia e Cheng-Ching Huang, de Taipé. Nas meias-finas, Rui Bragança afastou o russo Kochkorbaev e só na final foi derrubado, neste caso, pelo iraniano Hadi Tiranvalipour.

Outros resultados

Notas do dia ainda para Diogo Antunes (100 metros) e Cátia Azevedo (400 metros) que se apuraram para as meias-finais nas respetivas disciplinas. Vão disputá-las amanhã, quinta-feira.

Já Paulo Conceição (salto em altura) e Hugo Rocha (1.500 metros) não conseguiram o apuramento.

Além das medalhas de Belo e Bragança, Portugal tem também já garantidos três diplomas – atribuídos aos oito primeiros de cada disciplina – ganhos por Filipa Martins (6ª na ginástica artística), Joana Cunha (7ª nos -57Kg, taekwondo) e por Mariana Esteves (7ª, nos -52Kg, judo).