A Red Bull Air Race vai dominar a paisagem da zona ribeirinha do Porto e de Gaia de 1 a 3 de setembro, o que vai obrigar a alterações na circulação de peões e veículos no local, onde e esperada uma grande afluência.

A Câmara Municipal do Porto divulgou esta sexta-feira o mapa de mobilidade daquela zona para esses dias.

Logo na sexta-feira, dia de treinos livres, a Avenida Gustavo Eiffel vai estar vedada ao trânsito desde o Freixo até à Rua D. Pedro V. No sábado e no domingo, a proibição estende-se do Freixo ao Fluvial, incluindo a Rua D. Pedro V.

A Ponte Luís I também vai encerrar a circulação, incluindo de peões, entre os dias 1 e 3 de setembro.

Além da zona marginal, nos dias 2 e 3, a proibição de circulação viária vai incluir também a Praça e Avenida da Liberdade, a Praça Almeida Garrett, a Rua Clube dos Fenianos, a Rua dos Heróis e dos Mártires de Angola e a Rua de Camões, entre a Rua de Gonçalo Cristóvão e a Rua de Alferes Malheiro, tudo no sentido descendente (norte/sul).

Marcada para os dias 1, 2 e 3 de setembro, a Red Bull Air Race World Championship está de regresso às águas do Douro, entre as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia para a sexta jornada do campeonato do mundo.

O público vai poder acompanhar a ação do evento nas margens de ambas as cidades, em áreas de acesso livre, onde serão montados ecrãs gigantes.

A autarquia reforça ainda que toda a zona do centro Histórico estará condicionada ao trânsito, com eventuais cortes que poderão ser reduzidos ou alargados conforme as condições de segurança o determinarem no momento, sob decisão da Polícia.

Estão também previstos corredores de emergência para as forças de segurança e socorro e demais entidades envolvidas em toda a operação de segurança e mobilidade preparada para a prova.

Há mais de 40 entidades envolvidas no plano de segurança, entre Proteção Civil, PSP, GNR, INEM e Autoridade Marítima, autarquias Porto e Vila Nova de Gaia (e outras). Para além do cenário da prova, o plano estende-se aos aeródromos do Queimódromo e da Maia e nas vias de acesso às duas cidades.

A Câmara do Porto informa ainda que preparou na Casa do Roseiral uma área reservada aos espectadores com mobilidade reduzida.