Oito anos depois, volta o barulho dos motores, o rasto de fumo no ar, as bóias insufláveis e volta a ser quase impossível caminhar nas margens do Douro. Tudo isto é o mesmo que dizer que está de volta a Red Bull Air Race (RBAR). A cidade do Porto recebe, este fim de semana, a sexta e antepenúltima etapa da prova que já conta com quase 15 anos de existência. Pilotos novos e a classe das “jovens” promessas são as grandes novidades.

A etapa na Invicta é aquela onde a proximidade com o público é maior e é, também, a que possui um dos traçados mais rápidos do circuito mundial. O percurso consiste em quatro pórticos duplos e três pilares individuais e é percorrido em ambos os sentidos, por duas vezes. Neste percurso não existem curvas de nível pelo que praticamente não há mudanças de direção sensíveis, além das três inversões de sentido através da chamada manobra “meio oito-cubano”.

O regulamento limita a entrada em prova aos 180 nós de velocidade, o que corresponde a 333,4 km/h. A partir daí, os pilotos enfrentam os obstáculos sendo que cada falha ao passar os mesmos dita uma penalização no tempo final. O objetivo passa, portanto, por percorrer o traçado de forma imaculada e no menor tempo possível.

Campeonato até ao fim

Quanto aos pilotos, surge um dado curioso: nenhum dos pilotos presentes no cartaz desta temporada venceu no Porto em nenhum dos três anos em que a prova se disputou na Invicta (2007, 2008 e 2009). O recorde pertence ao britânico Paul Bonhomme, já retirado da competição, que, em 2009, conseguiu percorrer o traçado em 1m09,17s. Dos 14 pilotos que compõem a Master Class (divisão principal), seis estiveram na última corrida no Porto: Kirby Chambliss, Michael Goulian, Matthias Dolderer, Matt Hall, Pete McLeod e Yoshihide Muroya.

Esta época, a luta pelo primeiro lugar da classificação geral tem sido intensa e houve troca de líder na última etapa, em Kazan, na Rússia. O veterano Kirby Chambliss venceu a etapa russa e conquistou o primeiro posto ao nipónico Yoshihide Muroya, liderando a tabela com 40 pontos, mais um que o japonês. O americano parte como favorito para esta etapa pela sua experiência e, também, por já conhecer o traçado portuense. De resto, Chambliss já manifestou vontade de vencer esta etapa e Muroya, depois de se ter estreado em 2009, revelou em entrevista ao jornal “O Jogo” que “ganhar no Porto seria importante para arrecadar o título”.

Kirby Chambliss é o piloto mais velho do cartaz da RBAR. FOTO: Steve Smith/Flickr

Mas na RBAR tudo é possivel e o favoritismo evapora à velocidade atingida pelos aviões. Prova disso é o facto do atual campeão em título, Matthias Dolderer, ocupar, neste momento, o sexto lugar da tabela, apenas. O campeonato está ao rubro quando faltam apenas três corridas para o fecho da temporada. A seguir ao Porto, os pilotos deslocam-se a Lausitz, na Alemanha, e terminam a época em Indianápolis, nos Estados Unidos.

Destaque ainda para a Challenger Class, uma espécie de segunda divisão com pilotos mais jovens, liderada, neste momento, pelo alemão Florian Bergér e onde figura Mélanie Astles, a primeira e única mulher a competir na RBAR.

Três dias de muita adrenalina

A prova em si disputa-se entre sábado e domingo mas as atividades começam já nesta sexta-feira com uma sessão de autógrafos no aeroporto montado no Queimódromo e sessões de treinos livres.

No sábado decorrem mais sessões de treinos livres e as qualificações das duas classes. Pelo meio, há vários espetáculos de arte como esquadrilhas acrobáticas, atletas de parapente e skydive e ainda um desfile de máquinas históricas. Estas performances estendem-se a domingo dia em que têm lugar as fases finais da prova e as cerimónias de entrega de prémios e de encerramento Os acessos ao queimódromo e às zonas do público estão abertos entre as 9h30 e as 18h30.

Como é hábito, a zona ribeirinha do Porto e de Gaia vão encher de amantes ou curiosos desta modalidade. Vão estar montados ecrãs gigantes em zonas de acesso livre e também existem zonas pagas para assistir ao evento como esplanadas de cafés, zonas VIP ou com entrada paga ou ainda as clássicas varandas alugadas.

Por questões de segurança vai existir um elevado policiamento nas ruas bem como vários condicionamentos de trânsito no Porto e em Gaia, como o JPN já tinha noticiado.

Pode consultar aqui o programa oficial:

Sexta-feira, 1 de setembro

11:00    Challenger Class – Treinos Livres 1
12:45    Master Class – Treinos Livres 1
14:30    Challenger Class – Treinos Livres 2
15:45    Master Class – Treinos Livres 2
17:30   Sessão de Autógrafos no Aeroporto (Queimódromo do Porto)

Sábado, 2 de setembro

10:00   Abertura
10:30   Side Act – F16
11:25   Side Act – YAKs 52
11:30   Side Act – C45 Twinbeech
11:45   Challenger Class – Treinos Livres 3
13:00   Side Act – ATR200 Flyby
13:30   Master Class – Treinos Livres 3
15:05   Side Act – Parapente Manuel Tejero
15:15   Challenger Class – Qualificação
16:00   Master Class – Qualificação
17:25   Side Act – Flying Bulls DC-6
17:30   Side Act – Paraquedismo Red Bull Skydive Team
19:00   Encerramento

Domingo, 3 de setembro

09:30   Abertura
10:00   Visita ao Aeroporto – Sessão de Autógrafos (Queimódromo)
11:20   Side Act – F16
11:40   Side Act – Voo A320
12:00   Challenger Cup
12:40   Side Act – Parapente Manuel Tejero
12:50   Side Act – Voo com a bandeira – Red Bull Skydive Team
12:55   Alpha Jets
13:05   Master Classe – Ronda de 14
14:20   Side Act – YAKs 52
14:25   Side Act – Flying Bulls DC-6
14:35   Side Act – Paraquedismo Red Bull Skydive Team
14:35   Challenger Class – Cerimónia de Entrega de Prémios
14:45   Side Act – C45 Twinbeech
15:05   Master Class – Ronda de 8
15:35   Master Class – Final 4
15:55   Master Class – Cerimónia de Entrega de Prémios (Queimódromo)
16:00   Side Act – A330
16:10   Side Act – F16
16:35   Master Class – Celebração dos vencedores
17:00   Encerramento

Nota: Programa sujeito a alterações

Artigo editado por Filipa Silva