Chama-se MappED! e tem um objetivo claro: estimular a participação de estudantes com deficiência no programa Erasmus+. Como? Oferecendo ferramentas e informação, numa plataforma online, sobre direitos, procedimentos e serviços de apoio de que estes estudantes podem beneficiar.

A Erasmus Student Network (ESN) olha a questão desde 2009 quando lançou o projeto ExchangeAbility. “Foi nessa altura que reparamos pela primeira vez no número baixo de estudantes com deficiência a participarem no Erasmus+ e decidimos agir”, conta ao JPN Thomas Pappas, coordenador do projeto MappED!.

Em 2013, nascia o MapAbility e com ele a ideia de verter num mapa online informação sobre o grau de acessibiidade das Instituições de Ensino Superior da Europa.

Para o efeito, a ESN criou dois questionários um dedicado aos serviços e outro aos edifícios e distribuiu-os pelos parceiros, pelas IES e pela rede de voluntários, estimados pela organização, ativa em 40 países, em cerca de 15 mil.

A informação recolhida foi vertida no MappED!, o passo seguinte do projeto que já está online. Neste mapa interativo, é possível encontrar mais de 350 IES da Europa e nelas explorar aspetos como a acessibilidade do site, dos edifícios, se têm ou não serviços dedicados para estudantes com necessidades especiais e como chegar até eles.

Nem todas têm o mesmo nível de informação. Nas instituições portuguesas, por exemplo, ainda há poucos dados disponíveis. Como podem os utilizadores contribuir? De acordo com a ESN, de duas formas. Organizando um Accessibility Day ou fazendo o download da aplicação MappED! para submeter dados.

A informação não é validada previamente. A ESN aconselha as IES e os estudantes a consultarem a informação disponível para garantir que ela é a mais correta. Um dos próximos passos do projeto passa por monitorizar como a informação é adicionada e editada de forma a localizar a fonte em casos em que a informação adicionada se revele errada.

No site está também disponível um guia de boas práticas destinado a gabinetes de relações internacionais e serviços de apoio a estudantes com deficiência.

Nesta plataforma, além do mapa interativo, encontramos uma área de informação relativa às agências nacionais erasmus, ao programa Erasmus+, aos procedimentos requeridos, a práticas e testemunhos.

De acordo com estatísticas da União Europeia, relativas ao ano de 2014, apenas 0,15% dos participantes no programa Erasmus têm deficiência. São pouco mais de 200 em mais de 200 mil participantes.