Já andaram em digressão nacional e voltam a encontrar-se esta sexta-feira á noite na Avenida dos Aliados para mais uma edição dos Concertos na Avenida. O Remix Ensemble da Casa da Música junta-se aos Mão Morta para oferecer ao público uma viagem pela discografia de uma das bandas mais icónicas do rock nacional. Com arranjos originais de Telmo Marques e direção musical de Pedro Neves, está prometida uma passagem pelos clássicos “Facas em Sangue”, “Berlim” e “Destilo ódio” até aos mais recentes “Pássaros a esvoaçar”, “Tiago Capitão” e “Hipnose de Suicídio”.

O concerto é de entrada livre e começa às 22h00. No dia seguinte, à mesma hora e no mesmo local é a vez da Orquestra Sinfónica do Porto se despedir do verão num espetáculo preenchido por êxitos da música sinfónica.

A alegria do Can-can, de Offenbach; o Intermezzo de uma das mais célebres óperas italianas, a Cavalleria Rusticana, de Mascagni; o solo de flauta do andamento De Manhã, de Grieg; e várias melodias que marcaram a história da canção americana e do jazz, desta feita na Abertura de Gershwin para um dos seus musicais de sucesso para a Broadway, são presenças certas.

O brilho das danças latinas de Chabrier, Mejía e Moncayo concorrem com uma dança característica de Joly Braga Santos, num programa que encerra com um dos temas mais emblemáticos do cinema: Star Wars. A direção musical está a cargo de Baldur Brönnimann.

Estrutura para pessoas com mobilidade reduzida é novidade

A Casa da Música anuncia que vai disponibilizar nestes concertos uma plataforma para que os espectadores com mobilidade reduzida possam assistir ao espetáculo. A estrutura, diz ainda a instituião, vai passar a estar disponível em todos os grandes concertos a realizar no espaço público pela Casa da Música. A inciativa conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

O evento, uma organização conjunta da Câmara do Porto com a Casa da Música, vai ainda obrigar a condicionamentos de trânsito e estacionamento.

Esta sexta-feira e sábado é proibido o estacionamento (exceto a veículos autorizados) no arruamento nascente da Praça do General Humberto Delgado. Ainda nestes dias, mas somente entre as 21h00 e a 01h00 vai ser impossível circular, nos seguintes arruamentos: Rua do Clube dos Fenianos, Praça do General Humberto Delgado, Avenida dos Aliados, Praça da Liberdade (exceto arruamento sul), Rua de Magalhães Lemos, Praça de D. João I, Rua de Elísio de Melo e Rua do Dr. António Luís Gomes.