O Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior foi informado de que estará a circular na internet uma lista de colocações no Ensino Superior, relativa ao ano letivo 2017/2018, que “é falsa”.

O documento oficial só será distribuído pelos jornalistas ainda no dia de hoje com o tradicional embargo até às 00h01 de domingo, altura em que se tornam públicas as colocações.

Contactado pelo JPN, o MCTES não deu informações adicionais sobre o caso, confirmando apenas que foi alertado para a circulação de uma lista na internet. Com base nisso, decidiu enviar esta nota de alerta às redações.

O JPN teve entretanto acesso à referida lista. A folha de cálculo apresenta, de facto, incongruências, por exemplo, ao nível do número de vagas, que não correspondem em variados casos às vagas iniciais anunciadas pelo Ministério em julho. Aliás, no documento que circula na internet o número de vagas iniciais e de estudantes colocados, bem como o de vagas sobrantes, parece decalcado do Excel do ano passado, alterando-se apenas a média do último colocado.

Outro dado que não bate certo, é a ausência da lista de cursos novos como a licenciatura em Física na Universidade de Aveiro ou o curso de Matemática Aplicada à Economia e à Gestão da Universidade do Algarve que não constam na Excel a circular.

De acordo com a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), candidataram-se este ano a uma vaga no Ensino Superior 52.579 alunos, mais 2.924 do que no ano passado. Pela primeira vez desde 2009, o número de candidatos supera, assim, o número de vagas disponíveis (50.838) nas universidades e politécnicos públicos, na primeira fase do concurso nacional de acesso.

Artigo atualizado às 11h39 de 8 de setembro