“Nada está decidido”. “Há muito trabalho para fazer”. “Os bons ambientes nunca ganharam eleições”. O líder do PCP, Jerónimo de Sousa, veio esta segunda-feira ao Porto para a sua última aparição na campanha de Ilda Figueiredo para fazer um apelo à mobilização dos apoiantes da CDU na ultima semana de campanha para as eleições do próximo domingo.

“Um voto pode fazer falta”, insistiu o secretário-geral do PCP no discurso que fez à centena de apoiantes que o acompanharam no percurso que ligou a Praça da Liberdade à Rua de Santa Catarina.

Um percurso onde foi recebido com simpatia por muitos transeuntes e lojistas a quem a candidata comunista à presidência da Câmara, Ilda Figueiredo, ia lembrando com um sorrido: “Vote na CDU no domingo. É importante. Obrigada”.

Questionado pelos jornalistas sobre cenários pós-eleitorais, Jerónimo de Sousa colocou a tónica no escrutínio: “Aquilo que interessa neste momento é que nenhum voto se perca. É preciso uma CDU forte porque está demonstrado, até pelo exemplo noutros pontos do país, que a CDU faz falta tanto em maioria como em minoria”, afirmou.

Já no púlpito, Jerónimo reclamou louros para o papel que o PCP tem jogado na atual governação. “Não podemos desligar o voto na CDU da realidade nacional, do papel que temos tido neste processo de reposição de direitos e rendimentos que se tem verificado”, para adiante perguntar: “Vocês acham que o PS sozinho teria dado estes passos adiante na valorização dos rendimentos e direitos? Temos uma prova. Isso não estava no seu programa de governo.”.

Pela sua parte, Ilda Figueiredo lembrou que a CDU está empenhada em dar respostas aos problemas das pessoas do Porto, apontando sobretudo problemas associados à habitação, turismo, estacionamento e limpeza.

No seu discurso, a candidata comunista sublinhou ainda que “a recente separação” entre Rui Moreira e Manuel Pizarro “não pode esconder que foram eles os responsáveis pela privatização de serviços municipais”.

A ex-vereadora e eurodeputada mostrou-se confiante num bom resultado: “Estou convicta que com a vossa participação nós vamos ter um grande resultado na cidade do Porto”, concluiu.

Na arruada desta segunda-feira discursou também José Luís Ferreira, d’Os Verdes,