O primeiro-ministro António Costa vai passar esta quarta-feira pela Faculdade de Economia do Porto. A visita insere-se num ciclo de Audições Públicas sobre a Estratégia Nacional para Portugal pós-2020.

O ciclo é composto por sete conferências temáticas. Aquela que vai ser realizada na FEP é a segunda da agenda e é dedicada às empresas.

António Costa ficará encarregue da sessão de abertura. Segue-se uma reunião, à porta fechada, com representantes de diversas associações empresariais de diversas regiões e setores.

Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, e Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia, também estarão presentes.

Este ciclo, que arrancou no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, visa lançar a discussão e recolher contributos em torno dos grandes investimentos públicos do país para o próximo quadro comunitário de apoio.

No Conselho de Ministros extraordinário que o Governo dedicou ao tema no passado dia 11 de setembro foram definidos  seis eixos prioritários para a estratégia nacional tendo em vista o próximo ciclo comunitário de financiamento: Inovação e conhecimento; Qualificação, Formação e Emprego; Energia e Alterações Climáticas; Economia do mar; Redes e Mercados Globais; e Interioridade e Mercado Ibérico.