O PortOuvido começa a bordo de um barco a remos. Depois de conheceres o passado da Livraria Lello, os The Guit Kune Do criam o instrumental do resto da viagem.

O “Fora de Jogo” desta semana foi “levado pela corrente” por um desporto que envolve, como já deves estar a calcular, um barco. O ditado diz “Filho de peixe sabe nadar” e Diogo Almeida cumpre-o à risca. O atleta pratica remo há 11 anos e conta-nos algumas peripécias da prática deste desporto, que recebeu dos pais.

No “Antigamente Aqui” descobrimos que a mundialmente conhecida Livraria Lello, inaugurada a 13 de janeiro de 1906, nem sempre foi uma livraria. Manuel de Sousa, responsável pela comunicação da Lello, conta-nos a história do edifício e as diversas funções que teve ao longo dos séculos. E não, a Livraria Lello nunca foi a livraria de uma escola de magia.

The Guit Kune Do pode até parecer o nome de uma modalidade de arte marcial, mas a rubrica “Musica à Moda do Porto” garante-te que a arte deles é outra. O grupo musical nasce de um projeto para a Câmara Municipal do Porto. André, guitarrista da banda, admite que o grupo faz música para “bater o pé e abanar a anca”, com a particularidade de ser música instrumental.

A chegada do frio transforma o teu sofá num excelente melhor amigo? Nós sabemos que sim, mas isso não te deve impedir de saíres de casa para aproveitar a agenda cultural da cidade. E já que o verão começa a deixar saudades, começamos com um estilo muito tropical. O samba está na cidade, com Maria Betânia a festejar 50 anos de carreira no Coliseu do Porto. É também no Coliseu do Porto que Diogo Piçarra e Ana Moura apresentam os respetivos novos discos. E trocares esse sofá por uma cadeira de teatro? A peça “O Aqui” estreia no Teatro Nacional de São João. A Casa das Artes exibe o filme “A Paixão de Van Gogh”, para os que preferem a Sétima arte.

Este programa tem a parceria da Engenharia Rádio.