O festival de cinema documental Porto/Post/Doc vai contar, este ano, com a parceria da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). O objetivo é vincar ainda mais o caráter educativo do certame que decorre de 27 de novembro a 3 de dezembro. A novidade foi conhecida na conferência de imprensa de apresentação da quarta edição do festival que decorreu na terça-feira, dia 31, no Rivoli.

O Porto/Post/Doc vai ainda contar com a habitual competição internacional, com 12 filmes a concurso, além de uma programação variada. “Aquilo que se pode ver na competição, são filmes que provocam uma experiência memorável”, garante Dario Oliveira, codiretor do festival.

Este ano, o tema principal vai incidir sobre o “Arquivo e a Memória”, privilegiando, nesse sentido, filmes que usam imagens de arquivo bem como filmes antigos. Neste contexto insere-se o foco dedicado a Jean Rouch, no ano do centenário do nascimento do cineasta francês, no qual serão exibidas quatro das suas principais obras como “La Pyramide Humaine” (Rivoli, 30 novembro, 14h30) e “Moi un Noir” (Rivoli, 1 dezembro, 14h30).

Em foco vão estar também Peter Mettler, cineasta suíço-canadiano que estará presente no festival e dará uma aula de cinema, e Miroslav Janek, cineasta checo.

O festival arranca no dia 27 com o filme “The Beguilded”, a mais recente obra da premiada Sofia Coppola, em antestreia nacional. É uma oportunidade única para ver este filme no grande ecrã, visto que não está prevista a exibição nas salas de cinema. Esta obra é exibida no âmbito do programa “Highlights”, outra das novidades este ano, que tem como objetivo não só abranger um público mais alargado, como também acolher estreias nacionais de filmes aguardados: ”São filmes que têm tido uma grande recetividade e alguns filmes premiados e um público vasto noutros países”, explica Dario Oliveira.

Um festival de cinema com música

À semelhança de anos anteriores, o festival alberga a secção programática “Transmission”, onde é evidenciada a relação entre o cinema e música. Dentro deste tema não só irão ser exibidos filmes e documentários, como também irão ser dados concertos e organizadas festas. “Aqui temos estreias locais, temos filmes sobre as várias fases da música no século XX, há uma série de concertos associados a este programa”, acrescenta o codiretor do festival. Todas as noites poderemos, então, contar com uma festa no espaço Passos Manuel e dois concertos nos dias 29 de novembro e 1 de dezembro de Sundays & Cybele (Maus Hábitos) e Love Theme (Rivoli), respetivamente.

Documentários, Documentários, Documentários

No domínio do cinema documental, que o Porto/Post/Doc privilegia, este ano, o destaque vai para a sequela da obra de Al Gore, “An Inconvinient Sequel: Truth to Power”. Para além disso, serão emitidos variadíssimos documentários da autoria de realizadores portugueses. Um exemplo disso é “Long way from Home” (Passos Manuel, 28 de novembro, 22h00), de João Diogo Marques e Luís Sobreiro, produzido pelo canal180 durante a 25ª edição do Festival Paredes de Coura.

Programação dedicada a estudantes

O programa “School Trip” – “outro núcleo de programação muito importante” para a organização, de acordo com Dario Oliveira -, visa promover sessões dedicadas aos mais novos, estando dividido em Mini (pré-escolar, primeiro e segundo ciclo) e Teenage (terceiro ciclo e secundário). Os eventos relacionados com este projeto passam, não só pela exibição de filmes, como também aulas de cinema, debates com outros autores, realizadores e estudantes, atividades estas gratuitas. Poderão ser vistos filmes animados como “Afonso Henriques, O Primeiro Rei” e ainda filmes de aclamados realizadores como Terrence Malick e a sua obra “Voyage of Time: Life’s Journey”.

Para além disto, haverá uma competição de produção cinematográfica, que conta com nove filmes realizados por estudantes universitários. Ainda relacionada com este projeto, é dada carta branca à dupla de cineastas nacional André Santos e Marco Leão, para apresentarem os seus filmes, entre eles “A nossa necessidade de consolo” e “Pedro”, além de terem a seu cargo aulas de cinema.

José Paiva, diretor da FBAUP (à esq.) ao lado de Dario Oliveira, codiretor do festival. Foto: Carolina Ribeiro

À semelhança de anos anteriores, o certame tem as programações paralelas de “Carte Blanche”, “Cinefiesta”, “Doc is the new black” e “Cinema Falado”. O orçamento do festival está estabelecido nos 130 mil euros e tem sido o mesmo desde a primeira edição.

A Associação Porto/Post/Doc, com o apoio da Câmara Municipal do Porto e da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, organiza, assim, mais uma edição do Porto/Post/Doc. O festival internacional irá ocupar quatro espaços da baixa do Porto: Teatro Municipal do Porto – Rivoli, Cinema Passos Manuel, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e o Maus Hábitos – espaço de intervenção Cultural. “O Porto/Post/Doc é um festival que desde a primeira hora se apresentou na Baixa do Porto”, sublinhou ainda Dario Oliveira.

Ao todo, serão 70 sessões de cinema com mais de 100 filmes, 50 deles nacionais.

Na conferência estiveram também presentes Tiago Guedes, diretor do Teatro Municipal do Porto, José Paiva, diretor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e Manuel Pinheiro, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.

A programação completa pode ser consultada aqui.

Artigo editado por Filipa Silva