Os escape rooms são jogos que desafiam a aliança da força mental dos jogadores com o trabalho em equipa. Isto conciliado com a oportunidade de assumir o Sherlock Holmes que há em cada um de nós. No Porto, o “No Way Out” é o mais recente espaço do género, mas há mais cinco espalhados pela cidade.

Porto Exit Games

Comecemos pelo Porto Exit Games. Um espaço situado na Praça Guilherme Gomes Fernandes, no Porto, que conta com três salas, cada uma com uma história e um cenário próprios.

O Porto Exit Games dá a possibilidade de experimentar três salas.

O primeiro jogo – Port Wine – existe desde 2014 e tem como mote a destruição das vinhas do Douro por uma praga de insetos. Tudo aponta para um único culpado, o Jack Carrapato e, por isso, a missão dos jogadores consiste em descobrir provas que o incriminem.

O segundo jogo – Lost Memories – passa-se no ano de 2147 no qual todo o contacto físico entre humanos é proibido e toda a vida humana é controlada pelo Governo. Este jogo desafia os participantes a descobrir toda a verdade por trás do sistema repressivo que controla a humanidade.

Por último, o Sacrifício, cotado com 90% de suspense, que conta a história de Emily von Verder, uma menina cujo espírito vagueia pela casa 53 da Praça Guilherme Gomes Fernandes. O jogo propõe-se a “sacrificar” um dos membros do grupo para dar vida à pequena Emily.

“Conseguirão decidir quem sacrificar ou morrerão todos quando Emily largar toda a sua fúria sobre vocês?” é a pergunta que o jogo lança.

Breakout

Area Number 10 é a sala disponibilizada pelo BreakOut

Não muito longe dali, na zona pedonal da Rua Mártires da Liberdade, aparece o Breakout. Com apenas uma sala, a Area Number 10, os jogadores assumem o papel de uma equipa de investigadores. O objetivo do jogo imersivo passa por descobrir o que aconteceu à Area 10, uma área secreta onde o contacto com os residentes foi perdido. A sala reúne características de mistério, suspense e ficção científica e dispõe de um nível de dificuldade alto.

Escape Challenge

Na Rua Antero Quental, com duas salas para experimentar, temos o Escape Challenge.

A mais antiga é O Jornalista que conta a história de José Silva, um repórter freelancer que tinha o hábito de falsificar artigos. Um dia é descoberto e começa a raptar pessoas para escrever notícias verdadeiras. A equipa que se lançar neste jogo é, então, o grupo que foi raptado e a missão consiste em tentar escapar.

A novidade é o quarto batizado de Dealer, o novo jogo onde os participantes têm mais uma vez de escapar, só que desta vez das mãos de um suspeito que foi acusado de narcotráfico. O propósito do jogo consiste, não só em tentar fugir, mas também em recolher as provas necessárias para o incriminar.

Mystery Escape Game

Mystery Escape Game é outro escape room que a cidade tem a oferecer.

Quem passa na Rua do Carmo, dispõe também da oportunidade de experimentar o Mystery Escape Game. Um escape room que tem duas salas, tanto no Porto como em Lisboa.

Na cidade do Porto, as equipas têm ao seu dispor o Esconderijo de Escobar, que transporta os jogadores para o mundo do narcotráfico. Neste jogo, os participantes encarnam o papel de uma brigada especial de investigação que tem a missão de recolher todas as provas capazes de acusar um importante e perigoso narcotraficante.

O orfanato é outro jogo de nível intermédio/avançado que tem como mote a história de um orfanato que é alvo de desaparecimentos de crianças e fenómenos paranormais. A equipa é um grupo de investigadores que tem como missão resolver o mistério em volta dos desaparecimentos e proteger as crianças do orfanato.

Occultus Room Escape

Por fim, temos a Occultus Room Escape (Rua da Boavista, 110) com três salas. A primeira – Terras de Vera Cruz – remete os jogadores para o tempo dos descobrimentos. Em risco está a conquista portuguesa do Brasil. A equipa em jogo foi raptada por uma armada espanhola e a missão consiste em fugir antes que os espanhóis proclamem o feito português como deles.

A segunda sala – Prisão da PIDE – passa-se no ano de 1974 e tem por objetivo encetar uma fuga da prisão por parte da equipa, onde são acusados de atentar contra os chefes máximos da PIDE. Atualmente, o Occultus Room Escape encontra-se a desenvolver uma terceira sala – a Ressaca – cujas informações ainda não estão disponíveis.

No momento de decisão de qual o escape room a escolher, os interessados podem, a título de exemplo, aceder ao TripAdivisor, uma ferramenta onde este tipo de jogos é avaliado pelos clientes que já tiveram a oportunidade de usufruir da experiência.

Artigo editado por Filipa Silva