As eleições para os órgãos sociais da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (AEFLUP) vão ser retomadas esta segunda-feira e prolongar-se até terça-feira, dia 12 de dezembro. A ser necessária, a segunda volta vai ser realizada nos dias seguintes, quarta e quinta-feira.

O novo calendário para o ato eleitoral da AEFLUP foi discutido em sessão extraordinária da Assembleia Geral de Estudantes (AGE) realizada este sábado, pelas 10h30, no Anfiteatro Nobre da Faculdade.

A AGE tinha como ponto único esclarecer e discutir a suspensão do ato eleitoral originalmente marcado para os dias 4 e 5 de dezembro, o qual foi suspenso ao final do primeiro dia.

Ao ponto único acabaram por juntar-se outros dois, além da votação do novo calendário eleitoral.

Uma votação com vista à impugnação das eleições, com consequente adiamento do ato eleitoral para o próximo semestre, com novas listas e nova campanha eleitoral. Cenário que, a confirmar-se, obrigaria a atual direção a fechar o orçamento do próximo ano e a ficar em gestão.

Foi ainda proposta a inviabilização de uma das quatro listas concorrentes, a Lista V, acusada pelas restantes três de ter contrariado uma decisão da comissão eleitoral.

A moção de impugnação das eleições foi chumbada com cinco votos a favor, 32 contra e duas abstenções.

Exposição gera discórdia

Inaugurada a 8 de novembro, a exposição do Grupo Académico Trovadores, patente no átrio da FLUP, foi um dos pomos da discórdia na eleição para os órgãos sociais da AEFLUP. Tudo porque um dos candidatos – da Lista V – tem o rosto exposto na dita exposição, uma vez que é membro fundador do grupo. O regulamento eleitoral proíbe, contudo, que as caras dos candidatos estejam expostas no dia de eleição a menos de 30 metros das urnas e as urnas estão no Bar da FLUP, portanto, junto ao átrio. A Comissão Eleitoral deliberou, por isso, pela retirada da exposição. A exposição manteve-se e a Lista V é acusada de desrespeitar a decisão. A lista defende-se dizendo que a mostra não é da sua responsabilidade. Foi organizada pelo Grupo Académico e pela Diretora da faculdade.

A inviabilização da lista V foi também rejeitada com 20 votos contra, seis votos a favor e 10 abstenções. Assim, mantêm-se todas listas a concorrer aos orgãos sociais da AEFLUP – as listas S, V, U e F, sendo que esta concorre apenas para a Mesa da Assembleia.

A AGE de sábado teve cerca de quatro horas de duração e mais de três quartos da reunião foram dedicados a discutir o que correu mal no processo eleitoral suspenso, com trocas de acusações entre as listas concorrentes.

A perturbação do dia de reflexão – 3 de dezembro – com o envio de um comunicado à comunidade estudantil por um membro da lista V, a existência de uma queixa na Comissão Eleitoral e a permanência de uma exposição [ver caixa], contrariando deliberações da referida Comissão estão entre os motivos avançados aos alunos para a suspensão do ato eleitoral.

A tomada de posse da futura direção da AEFLUP está marcada para o último dia de aulas do semestre, sexta-feira, dia 15 de dezembro.

Este ano, haverá urnas apenas no Bar da FLUP e já não no polo de Coronel Pacheco, como em anos anteriores, dada a mudança do grosso das aulas da Licenciatura em Ciências da Comunicação para a FLUP. As votações estão abertas entre as 10h00 e as 20h00.