É já esta quinta-feira que a Comic Com arranca na Exponor, naquela que é a quarta edição do evento que celebra a cultura pop. A organização divulgou esta terça-feira, em conferência de imprensa, dois convidados de última hora. Simon Merrells, da série “Knightfall”, e Clark Gregg, de “Agents of Shield” foram as surpresas anunciadas.

Outro dos temas centrais da conferência, que decorreu no Terminal de Cruzeiros de Leixões, prendeu-se com a alegada saída do evento de Matosinhos. Paulo Rocha, diretor da Comic Con Portugal, não confirmou a mudança, dizendo que no final do evento vai ser feito “um levantamento de melhorias e ver o que é melhor para os parceiros, para os visitantes, para os convidados, para os conteúdos, para tudo”.

“Não está fechado”, afirmou perentoriamente Paulo Rocha quando questionado acerca da localização do evento no próximo ano. “É como os convidados, até ao último dia temos sempre novidades”, sublinhou, deixando claro que não é certo que a Comic Con continue em Matosinhos no ano que vem.

“A Comic Con tem uma particularidade: não se chama Comic Con Porto, Comic Con Matosinhos ou Comic Con Lisboa, chama-se Comic Con Portugal”, afirmou ainda Paulo Rocha sobre a questão.

Conferência de apresentação decorreu no Terminal de Cruzeiros de Leixões.

Conferência de apresentação decorreu no Terminal de Cruzeiros de Leixões. Foto: Edgar Barbosa

“A Comic Con tem este ano mais de 180 convidados e mais de 200 conteúdos”, afirmou Paulo Rocha, diretor da Comic Con Portugal. O responsável disse ainda que o evento ia contar com o maior espaço existente no país para artistas independentes, no qual os mesmos poderão mostrar os seus trabalhos. “Temos quase 100 artistas na área destinada para o efeito”, comparando o espaço com o “artist alley” de Nova Iorque.

Ainda acerca das novidades do evento, foram relembradas algumas das principais atrações, como a exposição do Batmobile, pela primeira vez em Portugal. Trata-se do carro utilizado no filme “Liga da Justiça”, ainda em exibição nos cinemas portugueses. Está ainda programado um workshop relacionado com a caracterização do “Night King” de “A Guerra dos Tronos”.

São muitos os artistas nacionais e internacionais que vão passar pela Exponor até domingo participando em painéis de discussão, sessões de autógrafos e photobooth, por exemplo, dos atores Dominic Pursell (sábado e domingo), Daniela Ruah (domingo), Katherine McNamara (sexta e sábado) e Kirsten Vangsness (domingo).

Ainda em declarações aos jornalistas, Paulo Rocha reforçou a aposta no universo gaming, com a presença de duas finais competitivas, a Liga Moche TPGO e a Liga Moche LPLOL. “A área de gaming, de ano para ano, tem sido desenvolvida e tem aumentado cada vez mais com espaço dedicado só para este universo”, frisou.

Joseph Dreitman, ator e produtor, responsável pelos anúncios dos convidados da Comic Con.

Joseph Dreitman, ator e produtor, responsável pelos anúncios dos convidados da Comic Con. Foto: Edgar Barbosa

Para além da presença de famosos, há também a antestreia em exclusivo da série “Colony” e do filme “Jumanji”, Na área de eGaming há ainda torneios de Hearthstone e torneios de FIFA da Federação Portuguesa de Futebol. Há também uma área totalmente dedicada à saga “Star Wars”, com enfoque no mais recente filme “Star Wars: The Last Jedi” e ainda a já tradicional apresentação dos Heróis do Cosplay, onde qualquer visitante do festival pode levar o seu fato a competição e ser o melhor de todo o evento.

Boardgamers do Porto e Legião 501 fora do evento

Há dois dias, os fãs de gaming ficaram a saber que o Grupo de Boardgamers do Porto, presença habitual na Comic Com Portugal, não vai participar na edição deste ano. Em comunicado emitido na página oficial do grupo, um dos responsáveis – Ricardo Biscaia – apontou como principais motivos para este cancelamento o “não-cumprimento por parte da organização” do acordo previamente estabelecido, bem como a forma como essas alterações terão sido comunicadas.

Em causa, alegadamente, está a redução do espaço e do número de mesas destinadas ao grupo e a ausência de apoio por parte da organização aos voluntários na questão da alimentação. Questionado sobre a situação, o diretor do evento reiterou: “Cada vez mais para nós, como organização, é difícil ceder à exigência de muitos parceiros”. O espaço continuará, segundo Paulo Rocha, a estar disponível para os mais aficionados.

Quem também não vai à Comic Con este ano é a Legião 501, uma organização de voluntários dedicados à saga da “Guerra das Estrelas”. Em outubro, o grupo informou que as negociações com a Comic Com Portugal não tiveram sucesso. Assim, também pela primeira vez desde que o evento estreou em Portugal, a Legião 501 anunciou que não vai estar presente.

Em 2016, passaram pela Comic Con Portugal 73 mil pessoas ao longo dos quatro dias do evento, segundo a organização. Um em cada cinco era de nacionalidade estrangeira. Os preços estes ano variam entre os 10 e os 69 euros. Crianças até aos 12 anos não pagam a entrada no recinto, com o objetivo de promover entre este público uma maior adesão aos eventos pop.