No âmbito da comemoração dos 20 anos do Hard Club, Sam The Kid, Francisco Rebelo, Dj Cruzfader, João Gomes e Fred Pinto sobem ao palco do icónico espaço portuense, este sábado, às 22h00.

“Estarmos na festa de uma casa tão importante como o Hard Club, que já fez tanto pela música portuguesa, pelo hip-hop, pelo rock, pelo heavy metal, por todos os géneros, é muito lisonjeador para nós”, sublinha Fred Pinto, em conversa telefónica com o JPN nas vésperas do acontecimento.

“O concerto de sábado vai ser muito inspirado no novo espetáculo que vamos dar a partir de 2018”, desvenda o baterista dos Orelha Negra. Um concerto muito baseado naquele que deram no Coliseu dos Recreios, no último festival Vodafone MexeFest e que deu que falar. “Vamos ter um medley novo, vamos ter músicas que já não tocamos há bastante tempo e músicas do álbum novo”, revela o músico.

Vão ainda contar com o mais recente elemento do projeto, Rui Vieira, “que é quem faz a parte mais visual”, explica Fred. Responsável pela capa do novo álbum dos Orelha Negra e pela reportagem fotográfica, Rui Vieira participa durante o espetáculo de sábado com um vídeo da sua autoria.

O último álbum é uma das grandes atrações da noite. É o terceiro da banda, com 13 faixas divididas entre uma hora e dois minutos. Sempre com o hip-hop como base, as composições têm “desde jazz até funk, afrobeat, música brasileira, música portuguesa” e outros géneros musicais, destaca Fred. Um disco com diferentes sonoridades, ritmos e instrumentos, ao contrário do nome, que permanece igual ao dos outros álbuns e ao do grupo – “Orelha Negra”. Conquistou o primeiro lugar do top de vendas nacional nas duas semanas de lançamento, em setembro deste ano.

Um álbum que de distingue pela extensa pesquisa que envolveu e por, em comparação com os outros dois, resultar melhor como um todo. Para Fred, “este é um álbum que funciona melhor ouvindo do início ao fim. É quase uma viagem”. A viagem dos últimos quatro anos de trabalho, amizade e vivências, tanto coletivas como individuais, dos artistas. “Uma viagem com montes de coisas que nos aconteceram, como perdas de familiares e amigos ou nascimento de outros”, partilha o baterista.

O habitual mixtape, uma segunda versão do álbum que inclui remixes e novas interpretações das músicas, já está em desenvolvimento, confirmou o baterista ao JPN, não avançando com mais pormenores.

Manuel Cruz e Conjunto Corona também vão lá estar

Inaugurado a 18 de Dezembro de 1997, em Vila Nova de Gaia, o Hard Club está desde setembro de 2010 no histórico Mercado Ferreira Borges. É lá que, entre quinta-feira e domingo, está programada a festa dos 20 anos do espaço. Já esta sexta-feira há Trio Jazz (20h30), um concerto especial de Manuel Cruz, O Bom, O Mau e o Azevedo e as Rubber Sessions – a festa começa às 22h00.

Sábado, a lista de concertos também tem mais do que Orelha Negra para oferecer. Do cartaz constam também Conjunto Corona e Ermo. O valor dos bilhetes, nos dois dias, é de 15 euros.