Ao terceiro dia de Comic Con, os pavilhões da Exponor já pouco espaço tinham para tanta fantasia. Entre amigos, familiares e profissionais, o cosplay dominou ainda mais a carpete vermelha dos pavilhões da exposição. A originalidade é a palavra de ordem, não fosse o lema da organização “Be Whatever You Want” (“Sê Quem Tu Quiseres”, em português).

A grande figura do dia foi Dominic Purcell, o irmão mais velho de Michael Scofield na série Prison Break, mas os destaques do dia também vão para os autores de banda desenhada portugueses, reconhecidos no final do dia nos Galardões da BD.

Comer/Beber: nova aventura de Felipe Melo e Juan Cadia

Felipe Melo e Juan Cavia formam a dupla responsável por obras como “Dog Mendonça e Pizzaboy” e “Os Vampiros”. É na banda desenhada que a colaboração põe o preto no branco e o mais recente projeto dos artistas mereceu o seu próprio momento na presente edição da Comic Con.

“Comer/Beber” é uma banda desenhada composta por dois capítulos distintos: “Majowski”, uma história real na época do regime nazi, e “Sleepwalker”, uma narrativa fictícia no Arizona da década de 1980. A presença de elementos como o champanhe e a tarte de maçã em ambos os contos “é um mote para uma relação afetiva”, diz Filipe Melo, o responsável pelo texto das histórias, ao JPN. Em relação às expectativas para a obra, o ilustrador argentino Juan Cavia não tem dúvidas: é “mais pequena e mais pessoal”, mas “independentemente de se gostar ou não”, o objetivo principal é “entrar nesse mundo”. O livro foi lançado durante a convenção.

Hollywood in Concert: da tela para a corda

Os adeptos da música do cinema puderam sorrir ainda mais ao terceiro dia de Comic Con. O Canal Hollywood Portugal, com uma mãozinha da Lisbon Film Orchestra, recriou diversos dos mais famosos temas das bandas sonoras de infames longa-metragens, como a Marcha Imperial, E.T. ou Piratas das Caraíbas. Foram 59 os músicos que compuseram uma orquestra disposta a deliciar os ouvidos da plateia.

Dominic Purcell confirma nova temporada de Prison Break

“Tudo o que posso dizer é que está em andamento”, revelou Dominic Purcell, acerca de uma nova temporada de Prison Break. Atualmente a representar o papel de Mick Rory (ou Heat Wave), um dos antagonistas da série “DC Legends of Tomorrow”, as atenções continuaram a focar-se na fuga da prisão.

Sobre o final da série em 2009, ainda antes do regresso em 2017, o ator australiano referiu que “nada dura para sempre”. “Eu estava pronto para terminar, nós todos estávamos. Nós [atores] podemos ficar cansados de representar a mesma personagem”, disse Purcell diante da plateia de jornalistas. A boa disposição do ator marcou a primeira visita a Portugal, país que diz ser “muito bonito” e com pessoas “bastante simpáticas”.

Dominic Purcell

Galardões da BD: Francisco Sousa Lobo foi protagonista

Num dos momentos formais do evento, os “Galardões da BD” pretendem reconhecer o trabalho dos artistas em Portugal. Nas mais diversas áreas, autores e ilustradores ganham proporções heroicas e um momento próprio para exibir o seu trabalho. Em seguida está a lista dos vencedores da presente edição da Comic Con Portugal:

  • Melhor BD de Autor Estrangeiro – Paco Roca, com “A Casa”;
  • Melhor Curta – Filipe Andrade, com “A Muralha”;
  • Melhor Desenho – Ricardo Venâncio, com “Hanuram, o Dourado”;
  • Melhor Argumento – Francisco Sousa Lobo, com “Deserto/Nuvem”.

Sousa Lobo arrecadou ainda a distinção do Galardão Anual BD, atribuído ao melhor álbum do ano pelo diretor do evento, Paulo Cardoso.

A não perder este domingo

O último dia da presente edição da Comic Con apresenta mais quatro nomes do cinema e séries norte-americanos. Kirsten Vangsness é Penelope, em Mentes Criminosas, e vai estar presente este domingo no evento. Daniela Ruah volta a casa e vem explicar como a sua personagem se move na série NCIS: Investigação Criminal Los Angeles.

Clark Gregg é reconhecido pelo seu papel de Agente Coulson no universo do cinema Marvel e vai responder às perguntas dos fãs acerca da série “Agentes da S.H.I.E.L.D. Já Simon Merrells fecha este elenco com a apresentação da série “Knightfall”.

Artigo editado por Filipa Silva