O autor polaco viajou até Portugal para apresentar o lançamento da edição portuguesa da sua famosa saga “The Witcher” no último sábado. Conciso, direto e sempre disposto a dar a sua opinião sincera, por mais controversa que esta seja, o escritor é dotado de um nível de pragmatismo que não se observa todos os dias.

JPN: Escrever não foi a sua primeira escolha de carreira. O que fazia antes de se dedicar à escrita?
Andrzej Sapkowski: Pode-se dizer que era um especialista de marketing. Na Polónia, durante o tempo da União Soviética, pessoas capazes de negociar e fechar acordos eram necessárias. Eu desempenhava essa função, fi-lo durante 30 anos.

Podemos dizer que foi uma mudança de carreira radical. O que o levou a dedicar-se à escrita?
Sim, podemos dizer isso. A minha mulher então, na altura ficou para morrer. Não me lembro ao certo do que me fez decidir, mas é o que é. Hoje não voltava atrás. Nem sequer penso no passado.

O que o levou a escrever fantasia?
A saga de Tolkien, “O Senhor dos Anéis”. Nos anos 70 saiu a primeira edição da saga traduzida para polaco e foi quando a li. Adorei, apaixonei-me pela obra e desde então comecei a apreciar obras de outros grandes autores deste género literário.

O seu trabalho teve mais influências para além dos autores de fantasia cujas obras adorou?
Bem, os trabalhos de Stanislaw Lem são algo pelo qual sempre me senti apaixonado. Mas depois, quando encontrei Tolkien, Roger Zelazny, descobri que não eram como muitos assumem. As pessoas acham que se escreves ficção cientifica és muito sábio. E que se escreves sobre elfos e dragões, escreves algo estúpido, para crianças. Isso não é verdade. Não é verdade de maneira nenhuma. Não se pode dizer que a saga “ O Senhor dos Anéis” é para crianças, porque não é!

À semelhança de “O Senhor dos Aneis” os seus livros lidam com várias questões morais e filosóficas.
Não o escrevo como se fosse um professor a dar aulas sobre o assunto. Faço-o porque gosto e espero sinceramente que as pessoas o apreciem. Nem tudo é sobre matar monstros e sexo. Não, há algo mais profundo nisto. Se o leitor se aperceber disso fico muito feliz. Se não se aperceber… bem, fico feliz na mesma.

Apesar de não se querer envolver no desenvolvimento, para além de fornecer o material de inspiração, a saga “The Witcher” foi adaptada numa série de videojogos com grande sucesso. Neste momento, a Netflix encontra-se no processo de pré-produção de uma série baseada nesta saga. Está envolvido neste projeto de alguma maneira?
Em todas as adaptações, seja a primeira ou a última, nunca estou envolvido no seu desenvolvimento. Do meu ponto de vista, o livro é o livro e a adaptação é a adaptação. Como Kipling disse sobre Este e Oeste: “Este é Este e Oeste é Oeste, e nunca os dois se irão encontrar”. A adaptação e o original nunca se irão encontrar. Nunca. A adaptação deve ser feita pelos adaptadores. É tudo o que tenho a dizer quanto a isso porque, como deve saber, a Netflix assinou um contrato comigo onde está discriminado explicitamente que qualquer informação relativa à produção que eu divulgue irá resultar numa penalização financeira severa. O que é bom para mim, porque não sei uma merda. Por isso, não posso dizer nada.

Então não está envolvido de nenhuma maneira nesta produção?
Absolutamente. E vai ser sempre assim. A Netflix esqueceu-se de incluir a minha opinião pessoal no contrato e a minha opinião pessoal é de que não sei, e nunca quererei saber, nada sobre a produção.

Tal como não jogou os jogos, também não vai ver a série?
Bem, eu não joguei os jogos porque não gosto ou por estar contra eles. Não, eu não tenho tempo para jogos. Sou um escritor. Ainda este ano, em Inglaterra, encontrei um tipo que faz jogos de interpretação de personagens (RPGs) em livros. Algo do género: “Fazes isto e vais para a página 12”. Ele disse-me que, para ele, era como escrever muitos livros ao mesmo tempo. Eu disse-lhe que, para mim, aquilo não era escrever livro nenhum. Não se pode dizer que aquilo é escrever um livro porque quando escreves um livro tens de saber como começar e como acabar. Escrever algo como “Se matares este orc vais para a página 340” não é a maneira correta de o fazer. Não é escrita, não é literatura de maneira nenhuma.

O que se segue para Andrzej Sapkowski?
É um  mistério, é um segredo. Quando se estava a dirigir de Madrid para as Astúrias, perguntaram a Tim Powers, um autor americano bastante conhecido, sobre o quê que ele andava a escrever. Ele respondeu, “barcos a vapor”. Perguntaram-lhe porque estava a escrever sobre barcos a vapor e quais. Ele respondeu: “Porque é uma péssima ideia”. Por isso, quando me perguntam sobre o que ando a escrever neste momento, eu respondo: barcos a vapor.

Mas está a escrever?
Barcos a vapor. (risos) As pessoas… estão sempre por perto, atentas, a roubar as ideias a toda a hora. Já me aconteceu muitas vezes, é por isso que lhe estou a dizer “barcos a vapor”.

Artigo editado por Filipa Silva