O Executivo de Rui Moreira vai propôr alterações às Zonas de Estacionamento de Duração Limitada e Lugares Privativos. A proposta vão ser discutidas na próxima reunião da Câmara do Porto e fazem parte de uma nova política de mobilidade para a cidade. Outras medidas relativas à estratégia da autarquia já tinham sido apresentadas na última quarta-feira numa reunião extraordinária.
A Câmara propõe que a avença do morador para o segundo veículo passe de 100 para 25 euros (tal como já acontece no primeiro veículo) e a isenção total de pagamento para os cidadãos portadores de deficiência. Vai discutir-se também a criação de tarifas diárias em zonas predefinidas – nomeadamente na zona da Asprela e zona Industrial – e de bolsas de estacionamento, exclusivamente dedicadas a moradores em arruamentos de zonas residenciais sujeitos a grande pressão.
O tempo de estacionamento pago pode também vir a diminuir com um corte em duas horas diárias (entre as 9 horas e as 19 horas). Desta forma pretende-se “permitir uma maior flexibilidade para moradores e para movimentos pendulares de início e fim de dia”, diz a Câmara em comunicado enviado às redações.
No mesmo documento pode ler-se que o executivo quer implementar, apenas no centro da cidade, um horário específico aos sábados e eliminar de forma progressiva e sistemática os lugares de estacionamento privativos. Está ainda prevista a definição de quatro zonas com tarifas ajustadas em função da procura (de 40 cêntimos a 1,20 euros em vez dos atuais 50 cêntimos a 1 euro).
O objetivo da Câmara do Porto com estas propostas é “alterar o Código Regulamentar, mantendo o equilíbrio económico e financeiro da concessão”.
PSD quer isenção de pagamento nos primeiros 15 minutos de estacionamento
O estacionamento gratuito à superfície nos primeiros 15 minutos foi uma das bandeiras de Álvaro Almeida enquanto candidato da coligação Porto Autêntico [PSD/PPM] à Câmara do Porto. Hoje, no papel de vereador do município, continua a acreditar que a medida é a melhor forma de combater o estacionamento ilegal na cidade.
“Se nós facilitarmos a rotatividade dos lugares de estacionamento pagos para que os estacionamentos de muito curta duração não tenham que ser pagos estamos certamente a contribuir para reduzir o estacionamento ilegal”, diz Álvaro Almeida ao JPN, numa conversa anterior ao anúncio da autarquia, já esta sexta-feira, de alterar regras de estacionamento na cidade.
Álvaro Almeida considera “fundamental” a discussão “de uma forma integrada e coerente” da estratégia da Câmara para a mobilidade da cidade sobre a qual tem uma visão, na generalidade, positiva.
“A estratégia parece-nos adequada. Vamos agora ver se a execução está de acordo com essa estratégia e não é apenas um conjunto de palavras vazias de conteúdo”, remata.