Há 300 mil euros prontos para financiar sete projetos de jovens nas áreas da Inovação Social, Sustentabilidade Ambiental, Desporto Inclusivo e Educação para as Ciências. O Orçamento Participativo Jovem Portugal foi aprovado em setembro e os resultados da primeira edição são apresentados esta segunda-feira no Centro da Juventude de Lisboa.

A cerimónia vai ter transmissão ao vivo no canal do YouTube “Maluco Beleza”. O apresentador Rui Unas vai conversar com o ministro da Educação e com os jovens que apresentaram as propostas vencedoras da edição 2017.

Liga-te à Pateira

Autores: Inês Tavares de Castro; Hélder da Silva Arede; Alexandre Resende Reis Pires

A implementar em: União das Freguesias de Óis da Ribeira e Travassô (Águeda) União das Freguesias de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz (Aveiro)

Proposta:

• Reabilitar o percurso pedestre que liga a zona da Pateira de Óis da Ribeira (Águeda) até ao afluente em Requeixo (Aveiro);
  • Criar espaços para observação da fauna e da flora;
  • Reflorestar a região com espécies autóctones.

Orçamento: 75 mil euros

Arribeirar

Autora: Sandrina Dias Pereira

A implementar em: Municípios de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro

Proposta:

• Recuperar um bosque na zona da ribeira que liga as terras de Ameal e Vale Domingos reintroduzindo fauna e flora autóctone;
  • Criar um trilho que se inicia na cidade de Águeda e que tem como destino o Parque Botânico de Vale Domingos para servir de repouso, contemplação, sensibilização e que visa a aprendizagem de novas formas de relacionamento com a natureza.

Orçamento: 40 mil euros

O Grande Livro do Parque

Autora: Catarina Isabel Oliveira Tomaz

A implementar em: Municípios de Águeda, Aveiro, Ponta Delgada, Horta e Oliveira do Bairro

Proposta:

• Criar um centro interpretativo pedagógico no parque botânico de Vale Domingos;
  • Elaborar um livro físico de grande formato e evolutivo que servirá de diretório para outros suportes de informação (catálogos temáticos, biblioteca de fauna e flora, herbário, etc.).

Orçamento: 60 mil euros

Banco de Ajudas Técnicas Desportivas

Autora: Maria Margarida de Carvalho Patrocínio

A implementar em: Portugal Continental

Proposta:

• Ceder gratuitamente, a titulo temporário, equipamentos adaptados para a prática desportiva de pessoas com deficiência motora.

Orçamento: 33 mil euros

Minhotacleta

Autores: Marta Silva; Joana Amorim

A implementar em: Viana do Castelo

Proposta:

• Implementar um sistema de bicicletas de cidade de uso partilhado na ciclovia Viana do Castelo – Caminha, bem como em alguns pontos estratégicos da cidade.

Orçamento: 5 mil euros

App Caderneta do Aluno

Autora: Ana Teresa da Silva Bento

A implementar em: Portugal Continental, Açores e Madeira

Proposta:

• Criar uma aplicação para smartphone – que poderá ser descarregada nas lojas virtuais appStore e PlayStore – a partir da qual qualquer encarregado de educação poderá aceder fácil e gratuitamente aos registos de comportamento, assiduidade e empenho do seu educando.

Orçamento: 50 mil euros

Gym4All

Autora: Bruna Cosme Martins

A implementar em: Seia e concelhos vizinhos

Proposta:

• Criar, em parceria com entidades do concelho, um projeto relevante no que diz respeito ao desenvolvimento e implementação de diferentes disciplinas gímnicas, nomeadamente no âmbito da Ginástica Para Todos (GTP);

Orçamento: 38 mil e 500 euros